CBSurf em Água Doce

Imagens da etapa

Veja melhores fotos do CBSurf em Água Doce na Ilha do Mosqueiro (PA).

CBsurf em Água Doce, Ilha do Mosqueiro (PA)

CBsurf em Água Doce, Ilha do Mosqueiro (PA)

Entre os dias 25 e 27 de novembro a Ilha do Mosqueiro (PA) recebeu atletas vindos de vários estados da Federação para as disputas do CBSurf em Água Doce, evento anual que define o Campeão Brasileiro de Surf em Água Doce nas categorias Profissional, Master e Kahuna.

O palco para as apresentações foram as exóticas ondas do Rio Pará, mais especificamente na Praia de Marahu, na Ilha do Mosqueiro. Localizada a cerca de 70km da Capital Paraense a Ilha do Mosqueiro é um tradicional balneário muito procurado por moradores de Belém devido a sua proximidade e beleza exuberante. Está na raiz do surgimento do surfe no estado do Pará.

O primeiro dia marcou a estreia da categoria Profissional. O evento teve início em ondas pequenas, de menos de meio metro, o que adicionou uma dose extra de adrenalina às disputas. Mas, apesar das difíceis condições, os atletas se superaram e deram um show nas ondas de água doce.

Já na estreia da competição, o local Nayson Costa mostrou todo o seu talento para perfazer as maiores médias e somatórios dentre todos os competidores. Nayson entrava na água para defender o título conquistado ano passado pela primeira vez e tratou de deixar bem claro aos visitantes que eles teriam muito trabalho se quisessem tomar o título das mãos dele e levar para outro estado. Com um surfe de manobras rápidas e potentes, ele mostrou porque é considerado por muitos especialistas o melhor surfista de ondas de água doce de todo o Brasil.

No segundo dia de competição, o vento aumentou consideravelmente o que gerou as melhores condições dos três dias de evento. Com mais ondas a organização decidiu colocar todas as baterias das três categorias até as semifinais, deixando para o terceiro e último dia apenas as três baterias finais.

Outro surfista que merece destaque é o eterno ídolo do surfe paraense, Sandro Buguelo. Extremamente talentoso e acostumado com essas condições, Buguelo foi mais um que deu show nas ondas do Rio Pará.

O terceiro e último dia de competição foi reservado apenas aos 12 finalistas das três categorias em disputas. O primeiro título que foi definido foi o da Categoria Master. E quem deu show foi o Campeão Cearense Profissional Isaías Silva.

Vale lembrar que Isaías foi o campeão Master 2021 dessa mesma competição e agora se coloca em uma posição privilegiada com o segundo troféu de Campeão Brasileiro de Surfe em Água Doce. Na segunda colocação ficou o potiguar Emanuel de Souza, com Jeová Rodrigues em terceiro e Sandro Régis Buguelo na quarta colocação.

Na sequência foi a vez dos veteranos da Kahuna entrar na água. Destaque para Sandro Buguelo, que mostrou todo o seu conhecimento do pico e das exóticas ondas do Rio Pará para faturar o título da categoria deixando o troféu de campeão no Pará. Em segundo ficou Márcio Correia, em terceiro Luciano Barão e na quarta colocação Alex Cavalcante.

E ficou a cargo da principal categoria do evento fechar os trabalhos com um verdadeiro show de surfe protagonizado por competidores de quatro diferentes estados. A bateria foi muito acirrada com os atletas se alternando na liderança até que Nayson pegou uma boa onda para desferir algumas batidas e assumir a liderança da bateria para de lá não mais sair até o segundo toque da buzina.

Evento contou com importantes nomes do surfe.

Com o resultado Nayson se consolida como o melhor surfista profissional paraense da atualidade e mais uma vez prova a todos o seu talento inato para o surfe competição. Com a vitória Nayson abocanhou nada menos que seis mil reais e já saiu do evento com a grana no bolso. Em segundo ficou o surfista local da Baía da Traiçã, Elivelton Santos, o Índio Voador, que pelo vice campeonato levou pra casa quatro mil reais.

O CBSurf em Água Doce – Campeonato Brasileiro de Surf em Água Doce, contou com o Patrocínio do Governo do Estado do Pará, Dep. Fábio Freitas através da ALEPA, Secretaria do Estado de Turismo e Fundação Parápaz. Apoio: Surfland, Fu-Wax, Pororoca Esportes, Açaí do Joca, Silverbay, Restaurante Joseane e Agência Distrital de Mosqueiro. Realização: Fepasurf e Abraspo.

Resultados

Profissional

1 Nayson Costa

2 Elivelton Santos

3 Emanuel de Souza

4 Isaías Silva

Master

1 Isaías Silva

2 Emanoel de Souza

3 Jeová Rodrigues

4 Sandro Buguelo

Kahuna

1 Sandro Buguelo

2 Marcos Correia

3 Luciano Barão

4 Alex Cavalcante

Exit mobile version