O terceiro dia de competições do CBSurf Pro Maresia em Maceió começou com o mar alinhado, vento terral e muitas disputas acirradas. As competições começaram às 8h30 e encerraram às 17h30. Ao todo foram ao mar 25 baterias entre confrontos do 2º e o 3º round. Confira no vídeo a transmissão completa do evento.
O sol apareceu desde os primeiros momentos do dia. A combinação de vento terral fraco, sol e boas ondas deixou o ambiente competitivo muito mais acirrado. Ara perceptível sorrisos confiantes nos semblantes dos surfistas, o que resultou em belíssimas performances e um ótimo dia de surfe em Maceió.
Eduardo Motta foi o primeiro surfista de destaque da nova geração a cair na água, em uma bateria bastante disputada. Ele vinha se mantendo na segunda colocação mas acabou levando uma virada no final. Passaram nesse confronto o catarinense Kaique Oliveira e Victor Costa, respectivamente primeiro e segundo colocados. Daniel Adsaka, José Francisco o “Fininho” e Gustavo Borges, outros nomes em evidência, expoentes da novíssima geração, também perderam suas baterias.
Ryan Kainalo, Niccolas Padaratz e Marcos Correa cumpriram seus objetivos avançando para o 4º round, Marcos passou na mesma bateria do campeão mundial Adriano de Souza. Fez exatamente a mesma pontuação que Mineiro, 12.23 pontos, pelos critérios de desempate Marcos avançou na segunda colocação.
As grandes performances do dia mais uma vez ficaram por conta dos surfistas mais experientes. O vice-presidente da Confederação, o pernambucano Paulo Moura, entrou na 17ª bateria do 2º round. Aos 42 anos Paulo pegou a primeira onda da bateria imprimindo logo na saída um ritmo muito forte, conseguindo uma nota que lhe deixou confortável no confronto. Ele foi superior durante toda a disputa e acabou passando na primeira colocação, competindo com garotos na casa dos 20 anos.
Raoni Monteiro, Thiago Camarão, Alan Jhones, Alex Ribeiro, o campeão mundial Adriano de Souza, Willian Cardoso e Hizunome Bettero seguiram os passos de Paulo e também avançaram suas baterias rumo ao quarto dia de competições.
Três ausências foram sentidas no dia de hoje, Wiggolly Dantas, ex-surfista do Circuito Mundial, Flávio Nakagima e Odarci Nonato não apareceram em suas baterias.
As meninas entram na água hoje (9) à partir do meio dia, contudo já era possível vê-las hoje no line up treinando ou na área reservada para os atletas, Silvana Lima, vice-campeã mundial de 2008 e 2009, foi uma das presentes no Pontal da Barra.
O diretor de prova Otávio Lima e o vice-presidente Paulo Moura estão acompanhando bem de perto as previsões do mar. Amanhã e sexta-feira as ondas devem perder um pouco de tamanho, no sábado e domingo elas voltam a crescer novamente, as condições de vento não mudam e a expectativa é que tenhamos boas ondas até o domingo, último dia da competição.
O surfista Paulo Moura, vice-presidente da Confederação Brasileira de Surfe aos 42 anos de idade é o mais velho a competir em Maceió, Moura mantém uma rotina disciplinada de atleta de alto rendimento. Ele já foi surfista do CT e tem se dedicado ao surfe de ondas grandes. Afirma viver seu melhor momento físico e mental, fato que lhe deu confiança para competir novamente na categoria de pranchinha.
A presença de Moura e de outros ídolos a exemplo de Adriano de Souza e Willian Cardoso, é um fator que contribui para a evolução dos novos talentos, trazendo a certeza da longevidade do Brasil como principal celeiro de talentos do surfe mundial.