A Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) publicou na última terça-feira (22) um novo edital de convocação para as eleições que vão definir o presidente e vice da entidade.
O pleito, que estava marcado para o dia 18 de dezembro em Salvador (BA) – mas acabou suspenso pelo Tribunal da Bahia – agora vai acontecer no dia 30 de dezembro de maneira virtual (o link será enviado apenas para os participantes).
Adalvo Argolo, que já dirige a entidade, Ricardo Bocão e Jojó de Olivença disputam a presidência da CBSurf pelos próximos quatro anos (2021-2024). Além disso, também serão eleitos os três membros titulares e os três suplentes do Conselho Fiscal da CBSurf.
No dia 15 de dezembro, o Tribunal de Justiça da Bahia havia concedido uma liminar determinando a suspensão do pleito. O pedido foi feito por seis federações estaduais, com apoio da chapa Nação Surfe Brasil, que indicou uma série de possíveis irregularidades no processo eleitoral.
Dentre outras solicitações, a decisão assinada pelo juiz George Alves de Assis pedia a realização de um novo edital com a possibilidade de uma votação não presencial devido à pandemia de Covid-19.
Agora, de acordo com a comissão eleitoral da CBSurf, todas as solicitações foram atendidas pela entidade para a realização de uma nova eleição.
“Conforme estabelecido (…) todas as pendências apontadas pelas decisões judiciais que suspenderam o pleito foram sanadas uma vez que: 1) foi implementado sistema de votação remota; 2) houve a recomposição da comissão eleitoral, inclusive com revisão e ratificação das decisões anteriores; 3) foi apresentado o novo estatuto da entidade, registrado em 07 (sete) de dezembro do corrente ano, o qual estabelece com clareza a quantidade de atletas no colégio eleitoral, mesmo entendo esta comissão que a regra também estava clara e atendida pelo estatuto anterior, ou seja, em ambos os cenários a composição do número de atletas no colégio eleitoral foi feita de acordo à regra estabelecida em ambos os documentos. Após discussão, a comissão eleitoral que decidiu, por unanimidade, no sentido de que a suspensão provisória do pleito se encerra na medida que todas as providências para acatar a decisão judicial foram tomadas. A comissão eleitoral decidiu então que deve ser retomado o processo eleitoral de onde foi parado, tendo em vista a necessidade da continuidade das atividades da CBSurf após o fim do mandato da atual gestão. Por fim, estabelece a comissão eleitoral que a administração da CBSurf, através dos seus advogados, notifiquem o Poder Judiciário desta decisão e enviem toda a documentação comprobatória da solução das pendências que provocaram a suspensão provisória do pleito, informando também da retomada da eleição conforme convocação que deverá ser feita pelo presidente da CBSurf nos termos dos poderes que lhe são atribuídos de acordo com o estatuto da confederação. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião e lavrada a presente ata por mim, Cezar Menezes Almeida, presidente da Comissão Eleitoral, que será assinada pelos membros da comissão e publicada na página da eleição no site da CBSurf“, diz a Confederação Brasileira de Surf em nota.
Clique aqui para ver a nota da CBSurf na íntegra.
Clique aqui para ver o novo edital da eleição.
Quem pode votar:
De acordo com a nota da CBSurf, as federações da Bahia, Santa Catarina, Ceará, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Paraíba e Alagoas estão aptas ao voto. Já as do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo e Pernambuco estão pendentes de regularização.
Ainda pelo estatuto da entidade, os membros da Comissão de Atletas, composta por 8 atletas, também participam da votação (com um voto pra cada).
Além de quatro representantes do surfe (dois homens e duas mulheres), a Comissão conta com atletas de Stand Up Paddle, Bodyboard, Longboard e Surf Adaptado.
Os integrantes da Comissão são Bruno Galini (surfe), Carlos Bahia (longboard), Luiz Phelipe Nobre (para surfing), Ivan Tadeu dos Santos (SUP), Nathalie Martins (surfe), Wiggolly Dantas (surfe), Suelen Naraísa (surfe) e Eder Luciano (bodyboarding).
Leia mais