Challenger Series 2022

Saquarema recebe etapa

WSL anuncia calendário atualizado do Challenger Series 2022, com etapa em Itaúna, Saquarema (RJ), em novembro.

0
João Chianca competirá duas vezes em casa.

A World Surf League anunciou nesta terça-feira (22) o calendário atualizado do Challenger Series (CS) 2022, com oito etapas por seis países para os surfistas disputarem classificação para a elite do Championship Tour (CT). A grande novidade é o Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, confirmado para os dias 1 a 8 de novembro na capital nacional do surfe. Com isso, a Praia de Itaúna (RJ) será a primeira e única no mundo, a sediar etapas do Championship Tour e do Challenger Series na mesma temporada.

“É uma grande satisfação termos a cidade de Saquarema recebendo dois eventos das principais competições do mundo no mesmo ano”, destaca Ivan Martinho, CEO do escritório da World Surf League na América Latina. “Esse feito inédito da Praia de Itaúna ser a única a sediar etapas do CT e do CS, reitera a importância desse paraíso dos surfistas como um dos maiores palcos do esporte no mundo todo”.

O evento será promovido com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres, incentivado pela World Surf League. As etapas do Challenger Series são disputadas por 96 surfistas na categoria masculina, 64 na feminina e a competição será transmitida ao vivo pelo site da WSL.

“Saquarema é a única cidade do mundo que receberá os dois maiores eventos de surfe realizados pela WSL”, ressalta a prefeita de Saquarema, Manoela Peres. “Eu estou muito feliz e orgulhosa em compartilhar essa notícia e em receber mais uma vez grandes competições de surfe em nossas praias. Esses eventos são muito importantes para movimentar o turismo, a economia do nosso município e de toda a Região dos Lagos. É a quarta vez que nossa cidade sediará o Rio Pro e agora teremos o Saquarema Pro pelo Challenger Series, consolidando ainda mais o nosso município como a capital nacional do surfe”.

Yago Dora foi campeão da última etapa do QS em Itaúna.

A competição vai acontecer na reta final da temporada, então será decisiva na disputa pelas vagas para o CT 2023. Os integrantes da elite do CT deste ano, 34 homens e 17 mulheres, têm participação garantida. Entre eles o surfista de Saquarema João Chianca, o Chumbinho, que está estreando como titular na seleção brasileira da WSL esse ano. Ele terá a chance de competir em casa duas vezes, no Rio Pro no mês de junho e no Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil em novembro.

“Estou muito feliz com essa notícia incrível”, disse João Chianca. “Saquarema é conhecida como a cidade do surfe, acho que ninguém fica desapontado com os eventos que rolam aqui e a ‘vibe’ na semana dos campeonatos é sempre gigantesca. Teve um evento QS 3000 aqui no ano passado, quando tive a oportunidade de fazer a final e, poder sentir o gostinho de me apresentar em frente de casa, de todos os meus amigos, da família, é o que me motiva a ser surfista profissional. Agora, ter a oportunidade de me apresentar em dois eventos com essa magnitude, vai ser incrível”.

Além dos 34 e das 17 tops do CT 2022, também têm presença confirmada em todas as oito etapas do WSL Challenger Series, mais 58 homens e 43 mulheres indicados pelos rankings das etapas do Qualifying Series, promovidas pelos sete escritórios regionais da WSL no mundo. Completam a quantidade de participantes de cada etapa, dois homens e duas mulheres do Mundial Junior da WSL e dois convidados (wildcards) e duas convidadas pelos organizadores dos eventos. Todas as vagas que sobrarem de tops do CT que não desejarem competir, serão substituídas por convidados (wildcards) que a WSL indicar.

O Challenger Series 2022 será iniciado na Austrália, logo após a quinta etapa do Championship Tour em Margaret River, quando haverá um corte na elite, de 34 para 22 homens e de 17 para 10 mulheres. Este grupo dos Top 22 e das Top 10, já estará classificado para o CT 2023 e seguirá competindo nas cinco últimas etapas da temporada, buscando terminar entre os 5 primeiros dos rankings que irão disputar os títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals. Os que ficarem abaixo da linha de corte, terão o Challenger Series para tentar se manter na elite.

Mateus Herdy busca vaga no CT 2023 pelo Challenger Series.

A batalha pelas 10 vagas para a categoria masculina e pelas 5 da feminina vai começar com duas etapas seguidas na Austrália, na Gold Coast de 7 a 15 de maio e em Sidney de 17 a 24 do mesmo mês. Mais duas acontecem no mês de julho, de 20 a 27 em Ballito na África do Sul e de 30 a 7 de agosto na Califórnia (EUA). Depois vem a perna europeia em outubro, com uma etapa em Ericeira, Portugal, do dia 1 a 9 e de 12 a 23 em Hossegor, na França. O Saquarema Pro será a penúltima do ano, de 1 a 8 de novembro na Praia de Itaúna. E a grande final é no Havaí, no Haleiwa Challenger, de 26 de novembro a 7 de dezembro em Haleiwa Beach.

Calendário do WSL Challenger Series de 2022

– Snapper Rocks, Gold Coast, Austrália – 7 a 15 de maio

– Manly Beach, Sidney, Austrália – 17 a 24 de maio

– Ballito, KwaZulu-Natal, África do Sul – 20 a 27 de julho

– Huntington Beach, Califórnia, Estados Unidos – 30 de julho a 7 de agosto

– Ribeira D´Ilhas, Ericeira, Portugal – 1 a 9 de outubro

– Hossegor, Landes, França – 12 a 23 de outubro

– Itaúna, Saquarema, Brasil – 1 a 8 de novembro

– Haleiwa Beach, Havaí, Estados Unidos – 26 de novembro a 7 de dezembro

Pico deve receber grandes públicos para etapas do CT e CS.