Fico Kids and Kings

Caetano Vargas é campeão na Joaca

Caetano Vargas vence categoria profissional do Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ 2022 na Praia da Joaquina (SC).

Caetano Vargas é bicampeão catarinense.

Chegou ao término mais um Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ, apresentado pelo Hawaii e MB Boardshop, com a disputa do ASJ Final’s Day na Praia da Joaquina (SC), que definiu seus respectivos campeões da temporada 2022 em treze categorias.

O formato do evento seguiu o formato da WSL, mas com algumas adaptações criadas pela Associação de Surf da Joaquina. O objetivo foi trazer um modelo de circuito diferenciado para o mundo das competições estaduais, que recebeu muitos elogios por parte dos atletas e do público presente na praia.

Após as três etapas realizadas durante o ano, os quatro melhores ranqueados de cada categoria (exceto a Sub 8) se classificaram para este evento especial de um dia. Os segundos, terceiros e quartos colocados disputaram uma semifinal, onde os vencedores de cada bateria enfrentaram os respectivos líderes dos rankings para a definição dos campeões oficiais do Circuito 2022 da Associação de Surf da Joaquina.

“Muito bacana essa iniciativa da ASJ em trazer um novo formato de disputa para o circuito e para as competições em Santa Catarina. Estou feliz em estar classificado para o Final’s Day e vou com tudo em busca da passagem para o Peru”, declarou Caetano Vargas, virtual campeão da categoria profissional, antes de entrar na água.

ASJ Final’s Day

O evento rolou no último sábado (5) com muito sol e ondas de meio metro com séries maiores, boa formação, e a presença do vento sudeste de média intensidade.

A ASJ criou um cerimonial antes de cada bateria, onde os semifinalistas eram apresentados ao público e entrevistados pela locução de praia. Na sequencia os atletas se dirigiam para o mar através de uma tenda em formato de túnel, criando um clima de expectativa para cada bateria.

Gabriel Ogasahara é campeão Sub 16.

A competição teve início com as disputas de todas as semifinais compostas por três atletas, classificando os vencedores das baterias para a grande final contra os líderes do ranking. Confira como foram os confrontos e seus respectivos resultados.

Pro/Am

Semifinal: Caetano Vargas, Caetano Silveira e Gabriel Ogasahara, que entrou no lugar do argentino Nacho Gundensen, ausente na Joaquina por estar disputando o Challenge Series em Saquarema(RJ).

Na disputa entre gerações, prevaleceu a experiência do bicampeão catarinense profissional pra cima de duas promessas do surfe de Santa Catarina criados na Praia da Joaquina.

Final: Luan Wood, que também detém um título profissional catarinense (2019), terminou o ranking na liderança, e por isso estava automaticamente classificado para a final.

A disputa foi eletrizante entre Wood e Caetano Vargas, que estava atrás do confronto até achar uma onda salvadora e virar o resultado para vencer a etapa e conquistar o título 2022 da ASJ.

Sub 16 Masculino

Semifinal: Enrico Malhado, Kauã Campos e João Vitor Neres. Com um surfe de backside afiado nas esquerdas, Neres se qualificou para a grande final.

Final: Gabriel Ogasahara fez prevalecer seu conhecimento local e surfou muito bem toda a bateria para vencer João Vitor Neres, que vendeu cara a derrota e terminou em segundo lugar.

Sub 14 Masculino

Semifinal: Yuri Gabryel, Kaue Carmona e Rodrigo Acom. Yuri Gabryel venceu as duas etapas que disputou, ficando de fora da terceira. Na semifinal o surfista da praia do Campeche dominou as ações e avançou para a decisão.

Final: Enrico Malhado venceu a última etapa e assumiu a liderança, esperando seu oponente para a grande final. Com o somatório de 14.25 pontos e a maior nota do evento, Yuri Gabryel sagrou-se campeão ASJ Sub 14 da temporada 2022.

Yuri Gabryel vence na Sub 14.

Sub 12 Masculino

Semifinal: Rian Pietro, David Souza e Lucas Macedo. Rian Pietro foi o melhor na semifinal e avançou à grande decisão da Sub 12.

Final: A bateria foi bem disputada entre Rian Pietro e o líder do ranking Lucas Miguel, que marcou o melhor somatório desta categoria na bateria final (8.40) e ficou com o título.

Sub 10 Masculino

Semifinal: Noah Teixeira, Keone Truz e Lourenzo Souza, que veio do Rio Grande do Sul e arrancou sua classificação para a decisão da categoria.

Final: A bateria foi muito disputada entre Lourenzo e Guilherme Goulart, que terminou na liderança do ranking Sub 10. Placar final: vitória pra Goulart (10.25), jovem talento da praia dos Açores, Florianópolis (SC), sobre Lourenzo Souza (8.65).

Master

Semifinal: Adriano Lemos, Ricardo Tavares e Bruno Cardoso. Uma disputa muito boa entre os três atletas em busca de uma vaga para a finalíssima. No último minuto Bruno Cardoso pegou uma esquerda de backside e marcou 5.50 para virar em cima do surfista de Itajaí (SC) Ricardo Tavares, que liderava o confronto.

Final: Com um surfe fluído e agressivo de backside, Márcio Farney foi soberano na final para derrotar Bruno Cardoso, que surfou muito bem e fez um excelente ano no circuito.

Local

Semifinal: João Lucas, Gabriel Ogasahara e Pedro Souza, que entrou no lugar de Eduardo Cechinel, contundido. Ogasahara se credenciou à sua segunda final do dia surfando sólido e com manobras certeiras nas balançadas ondas da Joaca.

Final: Caetano Silveira dominou a categoria Local em 2022, e manteve o ritmo na decisão. Com uma onda 7.25 em sua última tentativa, conseguiu virar o resultado pra cima do amigo e adversário Gabriel Ogasahara, e conquistou o título.

Feminino Open

A final da categoria Feminino Open foi disputada entre a líder do circuito Valentina Zanoni e Carol Fortes, que achou as melhores ondas da bateria e conquistou o título.

Feminino Sub 12

A decisão foi disputada entre duas surfistas de Itajaí (SC): Kauanny de Souza e a líder do ranking Valentina Zanoni. Ambas são amigas de treinos e vem se destacando nas competições estaduais, estabelecendo uma rivalidade saudável. Valentina Zanoni levou a melhor e sagrou-se campeã do circuito.

Adaptado Performance

Semifinal: Fidel Teixeira, Luciano Nem e Rafael Lueders. Luciano Nem é local da Joaca e conhece bem as ondas onde surfa diariamente, conseguindo a classificação para a grande final.

Final: Jonas Florindo terminou na liderança do ranking, mas foi superado por Luciano Nem, que venceu mais uma vez a categoria Surf Adaptado Performance.

Adaptado Intelectual

Semifinal: Vinícius Vieira, Raphael Vaz e Lars Bayer. Melhor para Raphael Vaz, que fez sua estreia nas etapas do circuito neste ano e conseguiu se classificar para a final.

Final: Thiago Albino foi o grande campeão da categoria, deixando Raphael Vaz em segundo lugar. Ambos festejaram suas conquistas, juntos com a galera da ASSF (Associação de Surf Sem Fronteiras).

Adaptado Feminino

Vera Quaresma levou a melhor sobre a líder Vitória Diehl e conquistou o título da temporada 2022 do Circuito ASJ.

Adaptado Deficientes Visuais

Semifinal: Samuel Luz, Sílvia Bento e Mari Busnello fizeram uma grande disputa, com Silvia Bento Levando a melhor e indo para a decisão.

Final: Adriano Alves terminou na liderança do ranking após as três etapas, e manteve o ritmo na grande final da Deficientes Visuais para conquistar o título da temporada sobre Silvia Bento.

Patrocínio: Fico Surfwear, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Barbearia Vip Coqueiros,Cabrera Náutica, Surfland Brasil, Fiberglass, Suntech, Graja Surfboards, D.O.C, Dream Surf, Neokai Wetsuits e Banana Wax.

Apoio: Joaquina Surfshop, Mercado e Panificadora Correia, Reefifi Surfshop, Tikehau Surfshop, Cris Hotel, Restaurante Pedra Careca, Atôa na Jôa Restaurante e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação.

Resultados

Pro/Am
1 Caetano Vargas
2 Luan Wood
3 Caetano Silveira
4 Gabriel Ogasahara

Sub 16
1 Gabriel Ogasahara
2 João Vitor Neres
3 Enrico Malhado
4 Kaua Campos

Sub 14
1 Yuri Gabryel
2 Enrico Malhado
3 Rodrigo Acom
4 Kaue Carmona

Sub 12
1 Lucas Miguel
2 Rian Pietro
3 David Souza
4 Lucas Macedo

Sub 10
1 Guilherme Goulart
2 Lorenzo Souza
3 Noah Teixeira
4 Keoni Truz

Master
1 Márcio Farney
2 Bruno Cardoso
3 Ricardo Tavares
4 Adriano Lemos

Local
1 Caetano Silveira
2 Gabriel Ogasahara
3 Pedro Souza
4 João Lucas

Feminino Open
1 Carol Fortes
2 Valentina Zanoni

Feminino Sub 12
1 Valentina Zanoni
2 Kauany de Souza
3 Maya Reis Bianchini
4 Kyara Antunes

Adaptado Performance
1 Luciano Nem
2 Jonas Florindo
3 Rafael Lueders
4 Fidel Teixeira

Adaptado Intelectual
1 Thiago Albino
2 Raphael Vaz
3 Lars Bayer
4 Vinícius Vieira

Adaptado Feminino
1 Vera Quaresma
2 Vitória Diehl
3 Andrea Areas

Deficientes Visuais
1 Adriano Alves
2 Silvia Bento
3 Samuel Luz
4 Mari Busnelo

Exit mobile version