Organizada pela Surfing Medicine International (SMI), a Conferência Mundial de Medicina do Surfe acontece anualmente em diferentes localizações, sempre em “surf spots”.
Em 2018, a sexta edição do encontro acontece entre os dias 24 e 28 de setembro, em Newquay, Cornwall, Inglaterra, pico desconhecido para os brasileiros, mas muito frequentado pelos europeus.
O evento contará com temas como atualizações das lesões da pele exposta aos raios UV, surfe nas Olimpíadas, treinamento de resgate à vitima de afogamento, além de diversos workshops e atividades com especialistas na área.
Um dos organizadores da conferência é o médico brasileiro Guilherme Vieira Lima, conhecido como Guiga, especialista na área de medicina esportiva.
“Com um número de praticantes em crescimento, avanços tecnológicos dos equipamentos, novas manobras e novos locais sendo descobertos, o esporte expõe o atleta a lesões das mais diversas naturezas”, comenta Guiga.
“Por isso, a prevenção e a assistência médica ao surfista também devem ser cada vez mais estudadas, profissionalizadas e divulgadas”, completa o médico.
As atividades da SMI têm como principal objetivo fornecer e ampliar o conhecimento da saúde no surfe, instruindo os praticantes em relação aos cuidados e, principalmente, à prevenção de doenças e lesões.
A organização inclui médicos, fisioterapeutas, guarda-vidas, cientistas ambientais e estudantes de diversas áreas da saúde, que realizam estudos e publicações científicas na área da medicina do surfe.
“Além de tudo, o surfista agora é atleta olímpico! Mais do que nunca precisa de suporte profissional no que diz respeito ao cuidado com a sua saúde durante a prática deste esporte, que tem como grande desafio atingir o perfeito equilíbrio e harmonia entre as capacidades humanas e as forças da natureza”, acrescenta Guiga.
App Desenvolvido pela SMI, o Aplicativo Surf First Aid foi projetado para manter o surfista saudável e seguro.
“Muitas situações graves que levam a morte podem ser evitadas a partir dos primeiros socorros prestados, por isso, disponibilizamos este aplicativo gratuitamente”, comenta Lima.
O aplicativo possibilita consultar, de forma simples, os diferentes aspectos relevantes dos primeiros socorros, além de fornecer acesso rápido aos números de emergência locais ao redor do mundo.
“Queremos construir uma forte comunidade global de primeiros socorros de surfe, tornando o oceano, as praias e os recifes em todo o mundo mais seguros”, diz o médico.
O App Surf First Aid está disponível no iTunes e Google Play. Para saber mais, acesse o site Surfing Med.