Covid-19

Truculência no Guarujá

Com armas em punho, guardas municipais do Guarujá (SP) intimidam surfistas, enquanto fiscalização arremessa pranchas na Praia de Pernambuco.

Guarujá (SP)

Guarujá (SP)

Na Sexta-feira da Paixão (2), feriado nacional, uma consistente ondulação ligou a máquina em alguns picos do Guarujá (SP) e alguns surfistas resolveram ir para água, apesar da restrição de acesso, uma das formas escolhidas pela prefeitura do município na tentativa frear os casos do novo coronavírus.

Num vídeo que viralizou nas mídias sociais, a Guarda Municipal atua de forma violenta para retirar os surfistas da Praia de Pernambuco. Nas imagens, os guardas aparecem com armas em punho, enquanto o chefe da fiscalização apreende e arremessa pranchas no chão.

Outros casos de abuso de autoridade durante a pandemia no Guarujá já haviam sido relatados aqui no Waves em 2020, como o do surfista Lucas Namur, na Praia de Pitangueiras.

Na última segunda-feira (29) uma ação de fiscalização da prefeitura, focada em tirar surfistas das areias e do mar, apreendeu três pranchas e multou cada surfista em R$ 324,15. Segundo a nota publicada no site da prefeitura, que ainda dizia que “o trabalho da fiscalização é orientar e alertar para a importância de se cumprir as normativas estabelecidas pelo decreto 14.214/2021, a fim de evitar a propagação da Covid-19”.

Segundo o último boletim sobre o novo coronavírus publicado pela prefeitura em seu site no último dia 30, 103 pessoas estão internadas, sendo 32 em UTI, e a ocupação dos leitos Covid-SUS está em 98%.

O decreto 14.214/2021 segue até esta segunda-feira (4) e regulamenta as regras vigentes no Município neste período de lockdown.

Último boletim informativo sobre os números do Covid-19 publicado no site da Prefeitura do Guarujá.
Exit mobile version