Filhos do Amanhã

Cultura caiçara em debate

Documentário que narra a luta pela manutenção da cultura caiçara em Trindade (RJ), "Dos Antigos aos Filhos do Amanhã” estreia dia 29 de agosto no MAM Rio.

A canoa é um traço fundamental do modo de vida da comunidade caiçara de Trindade (RJ).

No dia 29 de agosto, a partir das 18 horas, o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro (RJ) recebe a estreia do documentário “Dos Antigos aos Filhos do Amanhã”, com direção de Leonardo Gelio.

Cartaz do documentário Dos Antigos aos Filhos do Amanhã.Reprodução
Cartaz do documentário Dos Antigos aos Filhos do Amanhã.

A entrada é gratuita e a programação ainda conta com debates sobre ecologia e sustentabilidade, música e pintura ao vivo, mostra fotográfica, gastronomia vegana, dentre outras atrações.

O documentário explora a luta pela manutenção da cultura caiçara através da construção da sua canoa tradicional, retratando a passagem desse conhecimento às gerações futuras da comunidade caiçara de Trindade (RJ).

A canoa é um traço fundamental do modo de vida das comunidades tradicionais do litoral e faz parte dos bens que recentemente conferiram à região o título de patrimônio cultural e natural da humanidade pela UNESCO.

Através do Seu Vitor, o mais respeitado mestre-canoeiro da região, é resgatada a importância histórica e cultural de construção da canoa como símbolo de resistência.

A vila caiçara de Trindade é uma das últimas a resistir à especulação imobiliária desde a construção da rodovia Rio-Santos, e seguem sofrendo com as imposições governamentais que dificultam a construção de novas canoas.

Para saber mais, acesse o perfil @aosfilhosdeamanha_filme no Instagram ou a página do documentário no Facebook.

Serviço:

Museu de Arte Moderna
Cinemateca
Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo
Quinta-feira, 29/08, a partir das 18h
Entrada grátis

Exit mobile version