No dia 29 de agosto, a partir das 18 horas, o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro (RJ) recebe a estreia do documentário “Dos Antigos aos Filhos do Amanhã”, com direção de Leonardo Gelio.
A entrada é gratuita e a programação ainda conta com debates sobre ecologia e sustentabilidade, música e pintura ao vivo, mostra fotográfica, gastronomia vegana, dentre outras atrações.
O documentário explora a luta pela manutenção da cultura caiçara através da construção da sua canoa tradicional, retratando a passagem desse conhecimento às gerações futuras da comunidade caiçara de Trindade (RJ).
A canoa é um traço fundamental do modo de vida das comunidades tradicionais do litoral e faz parte dos bens que recentemente conferiram à região o título de patrimônio cultural e natural da humanidade pela UNESCO.
Através do Seu Vitor, o mais respeitado mestre-canoeiro da região, é resgatada a importância histórica e cultural de construção da canoa como símbolo de resistência.
A vila caiçara de Trindade é uma das últimas a resistir à especulação imobiliária desde a construção da rodovia Rio-Santos, e seguem sofrendo com as imposições governamentais que dificultam a construção de novas canoas.
Para saber mais, acesse o perfil @aosfilhosdeamanha_filme no Instagram ou a página do documentário no Facebook.
Serviço:
Museu de Arte Moderna
Cinemateca
Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo
Quinta-feira, 29/08, a partir das 18h
Entrada grátis