Morreu neste sábado (22) o empresário austríaco Dietrich Mateschitz, fundador da marca de energéticos e da equipe de Fórmula 1, aos 78 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Mateschitz fundou a empresa de energéticos nos anos 80, ao visitar a Tailândia e conhecer o inventor da bebida, Chaleo Yoovidhya.
O empresário austríaco sempre teve envolvimento nos esportes, incluindo o surfe. A Red Bull patrocina alguns dos principais atletas do surfe brasileiro, como Italo Ferreira, Adriano de Souza, Lucas Chumbo, Carlos Burle, Mateus Herdy, Lucas Fink, dentre outros.
Na Fórmula 1 patrocinou a Sauber entre 1995 e 2004, e a Arrows em 2001 e 2002. Em 2004 fundou a Red Bull Racing, que já venceu 4 títulos de construtores.
Ele também era dono da Red Bull Racing, equipe de automobilismo da categoria NASCAR nos EUA. No futebol, Mateschitz tinha participação em equipes como Red Bull Salzburg, da Áustria, RB Leipzig, da Alemanha, New York Red Bulls, dos Estados Unidos, e do brasileiro Red Bull Bragantino.
A notícia foi divulgada pela equipe de Fórmula 1 durante os treinos para o GP dos EUA, que foi realizado no último domingo (23) em Austin, no Texas.