A Xcel, marca havaiana mais conhecida por seus wetsuits de alta performance, iniciou um novo trabalho exclusivo de distribuição e licenciamento no Brasil com a empresa Truzz Ind. Com. Ltda. localizada em Florianópolis (SC). As duas empresas estão unindo forças para produzir os melhores produtos direcionados ao mercado aquático. A distribuição começará com a coleção inverno 2022/23 , que estará disponível á venda a partir do outono de 2022.
O crescimento da Xcel wetsuits foi focado na constante evolução de produtos inovadores. Sua ênfase está na criação de produtos de design funcional e de alta qualidade que abrange todas as atividades aquáticas. Sua tecnologia patenteada, Channel Flex, traz um tecido hidrofóbico canalizado que possui elasticidade superior, peso reduzido e repele a água.
A Xcel wetsuits desenvolveu uma fibra inteligente infravermelha para manter o calor, com a revolucionária tecnologia Celliant Black e TDC (Termo Dry Celliant), que utiliza minerais de retenção de calor aprimorados. Todos os produtos Xcel são projetados nos Estados Unidos a partir da fábrica da Xcel em Haleiwa, Havaí e na Costa Mesa, Califórnia. A Truzz também está envolvida no desenvolvimento e produção de roupas e acessórios Xcel.
Por que privilegiar uma parceria com um fabricante brasileiro ao invés de estabelecer um acordo de distribuição?
JC Clenet, vice-presidente de Desenvolvimento Global e veterano de longa data em desenvolvimento de negócios internacionais para marcas globais de esportes de ação, diz: “É importante equilibrar a homogeneidade dos mercados com as expectativas de desempenho dos produtos e preferências regionais por padrões, cores e modelos”.
O principal objetivo é poder atender às expectativas do consumidor brasileiro, pois sabemos e reconhecemos que a demanda é diferente. Portanto, era essencial priorizar o produto antes de qualquer estratégia de marketing ou comercial. Pesquisa e Desenvolvimento é um aspecto crucial para o sucesso do produto, bem como um dos pilares do posicionamento da Xcel no mercado. Para atingir o objetivo de ter o melhor produto, fazia sentido abordar o melhor fabricante brasileiro para focar na colaboração em nível de produto.
O que a Truzz trará para a Xcel e vice-versa?
Esta parceria é única no mercado, porque ambas as empresas são especialistas no mercado de wetsuits, a Xcel com 40 anos de experiência e a Truzz com mais de 20 anos. Uma colaboração direta entre os dois departamentos de pesquisa e desenvolvimento (R&D) de produtos proporcionará à Xcel oferecer o melhor produto direcionado ao mercado focado em desempenho
A Xcel traz a experiência global no uso de Wetsuits (roupas de neoprene) em todas as condições, independentemente das condições meteorológicas ou da temperatura da água. Oferece também uma grande opção em wetsuits e uma completa linha de produtos de neoprene, desde os esportes de ação até o mergulho e coletes salva-vidas para esportes aquáticos.
A Truzz contribuirá diretamente para a criação de uma coleção produzida no Brasil e fortalecerá a representação da Xcel no Brasil, desenvolvendo um relacionamento próximo com a indústria core local.
Nós vamos balancear as duas competências em desenvolvimento para fortalecer a oferta de produtos Xcel. Os produtos Xcel vão manter o seu próprio caminho, o seu próprio estilo e DNA.
Essa mudança afetará os varejistas?
É a melhor de todas as coisas para os varejistas que querem revender Xcel. Eles recebem uma nova oferta personalizada para atender à demanda local e um fabricante dinâmico de wetsuits. O foco de crescimento continuará sendo em nosso principal canal, os revendedores de produtos técnicos. Acreditamos que haverá muitas oportunidades para todos.
Que tipo de distribuição você planejou internacionalmente?
Os produtos Xcel são atualmente distribuídos em todos os 5 continentes. Contamos com a expertise e conhecimento dos distribuidores para destacar o DNA da marca e apoiar a constante evolução dos produtos Xcel. Nosso principal objetivo é fortalecer e expandir nossa presença na América Latina, sendo nossa principal prioridade o Brasil e a Ásia com o Japão.
Sobre a Excel
Fundada na costa norte de Oahu – Havaí em 1982, a Xcel é uma fabricante premium de roupas de Neoprene e artigos de surfe. A marca é reconhecida internacionalmente como a melhor em sua classe pelo seu desenvolvimento focado em produto e design funcional. Este ano celebramos os 40 anos da marca.
Sobre a Truzz
Fundada em 1999, a Truzz é a principal fabricante brasileira de roupas de Neoprene (wetsuits), focada em qualidade, modelagem e oferecendo o melhor pós-venda, com garantia e manutenção vitalícia em seus produtos. Para atender a parceria com a Xcel, a Truzz está investindo em novas instalações fabris e lojas conceito em Garopaba e Florianópolis, ambas no Sul de Santa Catarina
O que a Xcel trará para a Truzz e para o mercado brasileiro?
Ricardo B. Bonganhi, Diretor da Truzz, acrescenta: “A parceria com a Xcel é estratégica para a Truzz, pois a Xcel traz um “know how” no desenvolvimento e projeto de uma Wetsuit premiada mundialmente para o mercado brasileiro, que alinhado com as competências da Truzz farão uma grande diferença no mercado”.
Com um projeto de longo prazo, suportado pelas competências da Truzz, podemos oferecer uma ótima experiência ao cliente final e conquistar uma sólida participação no mercado Brasileiro.
Como a parceria Xcel – Truzz se posicionará no mercado e quais são os pontos de diferenciação?
A parceria Xcel – Truzz está orientada para o cliente, focada em oferecer tecnologia de ponta e o melhor serviço pós-venda no Brasil. “A Xcel será a primeira marca internacional a oferecer um verdadeiro serviço pósvenda no Brasil”, diz Bonganhi.