No Brasil não há muitas praias com fundo de coral, exceto alguns picos no Nordeste. Porém, como muitos surfistas vivem em trânsito por ondas internacionais, aproveitamos para passar algumas recomendações para quem se machuca depois de ir parar no fundo de coral e sair todo sequelado.
A primeira coisa a dizer é que aqui estamos falando de cortes rasos e arranhões causados por atingir o coral durante o surfe. Se eles forem muito grandes ou profundos, você deve consultar um médico imediatamente.
1 -Limpe a ferida. As bactérias adoram a pele morta, é onde elas gostam de crescer, então tudo precisa ser removido. Você também deve remover pequenos pedaços de coral que ficarem presos na ferida.
Se necessário, limpe mesmo com uma escova macia, água e sabão. Lave a ferida novamente com uma mistura de água e água oxigenada em partes iguais e, em seguida, enxágue novamente.
2 – Se depois de todo esse processo doer muito, você pode borrifar vinagre e enxaguar novamente. Isso vai aliviar um pouco.
3 – Aplique um creme antibiótico de três a quatro vezes ao dia. O uso de antibióticos deve ser indicado por um médico.
4 – Cuide da ferida. Você deve continuar cuidando da ferida nos dias seguintes até cicatrizar. Limpe a ferida todos os dias com uma mistura de água oxigenada e água e continue aplicando a pomada. Se você continuar surfando, tem que dar alguma chance para a ferida secar para que ela possa cicatrizar.
5 – Monitore a ferida. Se inchar, continuar doendo ou der febre, você deve consultar um médico.
Certamente você já viu em vídeos como os surfistas aplicam limão em feridas. Como último recurso, é melhor do que nada, mas o peróxido de hidrogênio diluído é melhor, pois o ácido cítrico pode queimar a ferida.
Fonte Surf360