Em sua segunda tentativa, o francês Franky Zapata cruzou o Canal da Mancha com o Flyboard, a prancha voadora. O feito foi realizado no último domingo (4) em pouco mais de 20 minutos e com uma breve parada para reabastecimento.
A jornada, que começou na praia de Sangatte, norte da França, terminou na baía de Saint Margaret, sul da Inglaterra. A altura atingida chegou a 20 metros e Zapata tornou-se o primeiro homem a cruzar o Canal com uma prancha voadora.
“Tudo saiu bem. Mesmo o que foi complicado (o abastecimento no barco). Depois, eu via a Inglaterra se aproximando e tentei aproveitar para não pensar na dor. As pernas queimavam”, afirmou Zapata, ex-campeão mundial e europeu de jet-ski, à agência AFP.
A velocidade durante o trajeto variou entre 160 e 170 km/h. Equipado com cinco pequenos turborreatores, o flyboard foi alimentado por querosene, armazenado na mochila do inventor.
A travessia já havia sido tentada no dia 25 de julho, quando completram-se 110 anos do êxito do francês Louis Blériot, primeiro aviador a atravessar o Canal da Mancha. Porém, poucos minutos depois de entrar no território inglês, o flyboard caiu na água ao bater na plataforma do barco de abastecimento.