Segundo pesquisa realizada pela Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 10% da população brasileira, cerca de 20 milhões de pessoas, nunca viu o mar de perto.
A pesquisa inédita, intitulada Oceano sem Mistérios: A Relação dos Brasileiros com o Mar, contou com a participação de duas mil pessoas, de 18 a 64 anos, nas cinco regiões do Brasil.
“Com resultados animadores e desafiadores, a pesquisa nos permite compreender como a sociedade entende a influência do oceano no seu cotidiano e, por outro lado, os impactos que suas atividades provocam nos ambientes costeiros e marinhos”, afirmou a Fundação Grupo Boticário.
O levantamento chegou a outras conclusões sobre a relação dos brasileiros com o mar:
1 – 70% indicam que o turismo e o clima do planeta têm grande relação com o oceano;
2 – 40% acreditam que suas ações não impactam em nada o oceano;
3 – 25% da população acredita que o oceano não impacta em nada sua vida.
O estudo da Fundação Grupo Boticário, Unesco e Unifesp foi realizado entre 5 de março e 12 de abril de 2022. Dos entrevistados, 62% residem em capitais e 41% em cidades litorâneas. A margem de erro é de 2,2% para um nível de confiança de 95%.
Entre os que frequentam as praias, metade só as visita uma vez ao ano ou menos e 40% dos entrevistados disseram acreditar que suas ações diárias não têm nenhum impacto na conservação do oceano.
Por outro lado, 80% afirmaram que conhecem recifes de corais, mas 75% nunca visitaram o ambiente. A falta de conhecimento e contato com o meio ambiente é considerada como uma barreira para a conservação.
Fonte Hoje Em Dia