O Google amanheceu um pouco diferente no último sábado (4) para os usuários dos Estados Unidos. A gigante da tecnologia decidiu homenagear o aniversário de 73 anos do lendário big rider e salva-vidas havaiano Eddie Aikau.
O “doodle” mostrou Aikau de um lado e uma torre de salva-vidas do outro, ambos esculpidos em madeira. Já a onda central, provavelmente Waimea Bay, trouxe o logotipo da marca e Eddie sobre a onda. O doodle foi animado e a água se moveu, assim como o surfista.
A frase que ganhou fama mundial “Eddie Would Go” vem da bravura do surfista e sua vontade de sempre puxar os limites, sem importar o tamanho da onda.
Aikau morreu em 1978 enquanto tentava remar até a costa com sua prancha para obter ajuda para o barco em que viajava até a Polinésia. Na época de sua morte, ele tinha apenas 31 anos e seu corpo nunca foi recuperado, embora o resto da tripulação tenha sido resgatado pela guarda costeira dos Estados Unidos.
O barco histórico, o Hokule’a, estava refazendo o caminho da migração polinésia para o Havaí. A busca por Aikau foi a maior busca aérea na história do Havaí, de acordo com o próprio Google.
A primeira e única vez que o surfe havia sido lembrado pela empresa norte-americana foi em 2015, no aniversário de 125 anos do pioneiro Duke Kahanamoku.