O Curso de Apneia, Segurança e Sobrevivência no Mar Para Surfistas vai rolar no Guarujá, litoral de São Paulo, nos dias 29 e 30 de setembro. Serão dois dias inteiros de treinamento em técnicas de respiração, sobrevivência e resgate no mar.
O objetivo é proporcionar mais confiança e fôlego para o surfista. Tudo isso através da oxigenação corporal. O curso auxilia o surfista a aumentar sua capacidade de ficar sem respirar embaixo da água, enquanto se mantém calmo e em total controle de sua mente.
“O participante ainda aprende a melhorar sua habilidade de oxigenar o corpo inteiro, fortalecer os pulmões e desenvolver a capacidade deles. Assim, conseguirá ficar mais tempo embaixo da água e de forma segura”, explica Ricardo Taveira, criador e instrutor do curso.
“Queremos ajudar surfistas de todos os níveis a lidar bem com situações extremas no mar — respiração adequada e controle mental são essenciais para isso”, acrescenta.
“O treino de apneia enfatiza também gerenciamento de riscos antes, durante e depois das sessões de surfe, e aborda técnicas de resgate na água, RCP e respiração para resgate de vítimas inconscientes”, explica Taveira, que também é PADI Master Diver Trainer, surfista há mais de 30 anos, fundador e proprietário da Hawaii Eco Divers — empresa localizada no North Shore de Oahu, Havaí, especializada em mergulho, surfe, ecoturismo e pacotes de viagem para brasileiros que querem ir ao arquipélago.
Custo O valor do curso é R$ 650, e pode ser parcelado em duas vezes. Os alunos serão sempre convidados para participar de graça dos próximos treinamentos de apneia que a Hawaii Eco Divers fará no Brasil. Salva-vidas não pagam!
São dois dias inteiros de treinamento e o curso é dividido em três partes:
Teoria (4 horas): No primeiro dia de treinamento, o participante vai estudar fatores psicológicos e físicos que podem levar surfistas a entrar em pânico e desmaiar em situações extremas na água. Durante os exercícios de respiração, o grupo vai se aprofundar em aspectos que podem levar o corpo a apagar — identificar sinais e sintomas de hipóxia é crucial para treinar e surfar com segurança. Gerenciamento de riscos, plano de ação em situações de emergência e táticas para lidar com pânico também serão abordadas.
Piscina (6 horas): Ainda no primeiro dia de treinamento, antes de iniciar o treinamento de apneia na água, o participante vai aprender táticas de resgate para que possa treinar apneia na piscina de forma segura. Técnicas de respiração e ventilação serão postas em prática para que o participante possa realizar os exercícios na água. Os exercícios vão simular situações reais que podem acontecer numa sessão de surfe.
Mar (6 horas): No segundo dia de treinamento começa com exercícios de RCP e respiração, seguidos de uma prática completa de apneia que acompanha a tabela de oxigênio. Aqui, o participante vai bater seu recorde — a maioria dos alunos consegue ficar 3 minutos em apneia e alguns, 4 ou 5 minutos! Depois, no mar, o grupo vai treinar mais apneia dinâmica, técnica
Para mais informações, acesse o site Hawaii Eco Divers ou envie mensagem para [email protected].