O que um maratonista, medalhista olímpico, tem a ver com o surfe. Nesta sexta-feira (11), Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, teve tudo a ver com o Instituto Gabriel Medina (IGM).
O herói olímpico foi o convidado do ciclo de palestras promovido pelo programa Samsung Social na entidade. Ele conheceu a estrutura montada na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), como centro de treinamentos referência, e conversou com os atletas, falando sobre superação, foco, planejamento e sonhos.
Num bate-papo descontraído, Vanderlei falou sobre a sua experiência de vida. “O esporte transforma e faz com que a gente consiga realizar nossos sonhos. Muito legal estar aqui no Instituto, compartilhando um pouco da minha história e ver que a minha história não é diferente da história de cada um desses jovens”, fala Vanderlei. “Transmiti para eles autoestima, confiança para que possam cada dia estar almejando o lugar mais alto do pódio”, complementa.
Vanderlei que ficou conhecido mundialmente na maratona da Olimpíada de Atenas 2004, ao ser agarrado no percurso quando liderava com folga a prova. Voltou e terminou em terceiro, festejando muito a medalha de bronze ao entrar no Estádio Panathinaikos. O feito rendeu a Medalha Barão de Coubertin, honraria máxima do Comitê Olímpico Internacional por seu elevado grau de esportividade e espírito olímpico.
Hoje, aposentado, ele conta a sua história para motivar as pessoas e também tem o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), em Campinas, para a formação de novos valores do atletismo. “O esporte não é fácil, todo mundo sabe, principalmente o individual. O atleta tem de estar muito comprometido, focado, disciplinado para buscar o seu objetivo. São fatores muito importantes na carreira e na vida de qualquer pessoa”, destaca.
“É preciso alimentar sonhos, fazer com que esse sonho lá no futuro se torne realidade, acreditando nesse sonho e buscando trazer no dia a dia sempre a felicidade, agradecendo, sorrindo, querendo que o dia possa terminar tão feliz como começou”, acrescenta Vanderlei, também elogiando o IGM.
Segundo ele, a estrutura oferecida faz um grande diferencial. “Acolher esses jovens através do esporte, pode proporcionar algo que muitas vezes é inimaginável, com toda essa infraestrutura, essa equipe multidisciplinar. A gente sabe que é uma realidade totalmente diferente que existe no nosso país. Assim como faço em Campinas no meu instituto, também o Gabriel está fazendo aqui. Isso é uma retribuição de tudo aquilo que o esporte nos proporcionou e continua nos proporcionando”, argumenta.
“Agradeço muito por tudo isso, por essa oportunidade de estar aqui no IGM. Esse é o grande legado que um atleta pode deixar no cenário esportivo”, reforça Vanderlei, citando ainda o patrocínio da Samsung nos dois institutos, através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Ministério do Esporte. “O histórico dos dois institutos não é diferente. 80% dos aportes vêm da Lei de Incentivo. Só conseguimos desenvolver o trabalho através dessas parcerias. Hoje a Samsung está entre os grandes patrocinadores, é uma empresa que acredita na seriedade do nosso trabalho e também no sonho de cada uma dessas crianças”, completa.
O gerente de marketing da Samsung, Luiz Simabukulo, citou a parceria de sucesso com o IGM. “Para a Samsung é muito importante. Mais do que a tecnologia dos nossos produtos, é levar conhecimento. Para a Samsung é um grande orgulho. Estamos muito felizes. Os valores do IGM são iguais o da Samsung. Sinergia muito boa. Acompanhamos todos os resultados, as redes sociais e vibramos muito, ficamos orgulhosos”, afirma.