Um dia para ficar na história do Instituto Gabriel Medina. No último domingo (25), na final do Rip Curl Grom Search 2018, em Búzios (RJ), o IGM mostrou a sua força e que o trabalho está sendo bem feito, gerando resultados. Foram três dos quatro títulos gerais do Circuito e três vitórias na etapa, com dez atletas do projeto entre os 16 finalistas.
Sophia Medina faturou na Feminina (sub-16) e garantiu a vaga para a final mundial do evento em 2019; Caio Costa foi o campeão da Iniciante (sub-14) e ainda o terceiro na categoria acima, a Mirim (sub-16) e, para completar a festa, Guilherme Fernandes levou na Grommet (sub-12), com 100% de aproveitamento. Júlia Duarte venceu a etapa entre as meninas e Fabrício Rocha ficou em primeiro lugar na final da Iniciante, fazendo duas dobradinhas, com Sophia e Caio, respectivamente.
O domínio pode ser constatado em mais números. Na sub-14, os quatro finalistas eram do IGM, bem como o ranking final. Se for considerado os oito melhores da etapa (incluindo as semifinais), seis foram do projeto. Na Grommet, dos seis primeiros, metade foi do Instituto, motivo para muita comemoração por serem as duas faixas etárias que mais podem ser trabalhadas para o futuro.
No total, o IGM viajou com 22 atletas e seis integrantes na equipe técnica, com transporte, hospedagem e alimentação custeados pelos patrocínios captados pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte. Charles Saldanha Rodrigues, um dos idealizadores do Instituto, junto com Gabriel e Simone Medina, fez um balanço sobre a grande performance da equipe.
“Se não tivesse um trabalho de grupo, o resultado não viria. Viemos com três técnicos, com filmmaker, eu, a Simone e com mais alguns pais ajudando. Um verdadeiro trabalho de grupo. Isso acaba repercutindo”, fala o diretor técnico, também lembrando os demais profissionais que atuam na sede. “Trabalhamos em equipe para o bem desses jovens. Isso deixa a gente confiante, que o trabalho está sendo bem feito”, complementa.
“Charlão” também destacou que o objetivo será sempre buscar a excelência. “Estamos atingindo as nossas metas, mas vamos nos esforçar para melhorar cada vez mais. Porque toda vez que vejo um menino vindo de fora, morando em Maresias, me sinto na obrigação de dar o melhor para eles e é isso que sempre tentaremos fazer”, diz.
O coordenador técnico Alex Leco reforçou a satisfação com as performances no evento e a busca constante por melhorar o trabalho. “A sensação é que nós conseguimos superar a primeira etapa, que já foi incrível e essa conseguiu ser ainda mais expressiva. Mas um passo dado no trabalho, mostrando que mais uma vez estamos no caminho certo. Vamos seguir trabalhando para os próximos”, ressalta.
Os três campeões também enalteceram os trabalhos feitos no IGM para melhora do desempenho. “Além dos técnicos nos ajudarem na praia, temos todo o suporte nos treinos diários, orientações, alimentação, as viagens. O IGM é muito importante para nossa evolução”, fala Caio. “Lá no IGM, eles fizeram me dedicar todos os dias, treinar, ter foco”, diz Sophia. “Além da parte técnica, estou preparado fisicamente, com apneia, natação, parte física e pronto para enfrentar qualquer situação”, complementa Gui Fernandes.
Vale ressaltar que o IGM foi inaugurado no dia 31 de janeiro de 2017. Nasceu do sonho de Gabriel Medina, oferecendo a mesma estrutura que conta hoje para seus treinamentos, além de apneia, aulas de inglês e tecnologia, atendimento médico e odontológico, alimentação e custeio de viagens. A sede fica na Praia de Maresias, de frente para o mar, exatamente onde o primeiro brasileiro campeão mundial de surf aprendeu a pegar ondas e treinava com Charles, quando era criança e adolescente.
O próprio Gabriel fez questão de dar parabéns a toda equipe do IGM, em especial sua irmã. “Foi sensacional ver que o trabalho já está dando resultado tão rapidamente. Temos um ano de treinos e fico orgulhoso em ver que o que sonhamos já é uma realidade, porque o Rip Curl Grom Search é, sem dúvida, uma excelente referência para avaliar isso. Nesse campeonato estão os melhores do País. Eu mesmo já competi e fui campeão e foi o início de tudo para mim”, diz. “Muito feliz, também, de ver a evolução da minha pequena, fazendo o que gosta”, completa Medina.