A International Surfing Association (ISA) recebeu o Omã e a Mongólia como novas nações membros, elevando o total de filiados da entidade para 106 países nos cinco continentes. A adição reforça a estratégia da ISA em levar o surfe e suas modalidades para regiões não tradicionais.
No últimos ano, a Associação de Surf de Omã deu grandes passos no desenvolvimento do surfe, realizando seu primeiro campeonato em agosto de 2018. A associação estabeleceu metas para aumentar ainda mais a visibilidade do esporte, que inclui o reconhecimento do Ministério do Esporte e promover o país como um destino de surfe.
Embora a Mongólia não tenha acesso ao mar, a filiação à ISA criará uma plataforma para atender às disciplinas que podem ser praticadas em águas planas, como o SUP, ou em ambientes internos com tecnologia da piscina de ondas.
Com o reconhecimento do Comitê Olímpico Nacional da Mongólia e a aprovação da ISA, a Federação de Surf da Mongólia pretende organizar competições de surfe indoor, montar uma rede de clubes de surfe em todo o país, colaborar com outras nações membros da ISA na Ásia e encorajar instrutores a obter certificados.
“Estamos entusiasmados em ajudar Omã e Mongólia a desenvolver o esporte e alcançar seus objetivos a nível nacional. O crescimento do surfe em nações não tradicionais de surfe é um testemunho de como a inclusão olímpica do surfe expandiu o esporte para novos cantos do globo. Os surfistas que achavam que os Jogos estavam longe de serem alcançados agora têm um sonho tangível que podem seguir”, comenta Fernando Aguerre, presidente da ISA.