Itacoatiara

Lembranças de um dia histórico

Filmmaker Iuri Carvalho e big rider Evaristo Ferreira revivem dia inesquecível em Itacoatiara.

0

Voltamos ao ano de 2007, quando o Big Surf do Brasil ainda não sabia o que era o Tow In nem costumávamos ver tanta gente desbravando os maiores dias. E foi num dia de ondas grandes que tive a oportunidade de botar em prática os anos que passei apenas observando as ondas quebrando.

Pouco tempo depois de eu ter comprado uma filmadora Mini DV para eternizar tudo o que eu costumava assistir no Bodyboarding de Itacoatiara, fui pra praia filmar numa manhã de forte chuva, sem saber que aquela manhã me renderia altas histórias.

Lembro que a chuva era forte e eu de olho na galera na água, segurava um guarda-chuva com uma mão e com a outra, enquadrava as ondas num posicionamento que eu já sabia que iria valorizar as filmagens, e quando digo “valorizar” a filmagem, me refiro a mostrar o que aconteceu de forma mais fiel possível. O tal “lá da beira você percebe que tamanho tem realmente o mar”.

Derrepente avistei uma galera chegando com uma camera gigante, barracas pra conter a chuva e eu nem sabia que se tratava da busca pela maior onda surfada naquele ano.

Como era de costume, fiquei de olho no surfista que eu ainda nem sabia o nome, mas que já tava aplaudindo de estar lá fora junto com os Bodyboarders num daqueles dias sinistros em Itacoatiara. Depois de pegar uma bomba, o Evaristo veio até mim meio adrenalizado, perguntar se eu havia filmado. Eu não o conhecia, nem ele me conhecia. Na verdade ninguém me conhecia, pois eu havia começado a filmar há pouco tempo. Ao confirmar que eu havia filmado, pude perceber sua emoção ao dizer: “Vamos nos escrever no Prêmio Maior Onda Brasil, pois essa onda eu acho que tem fortes chances de garantir uma vitória! Os caras que vieram comigo não conseguiram filmar”.

Alguns meses depois saiu o resultado em Fernando de Noronha consagrando aquela manhã inusitada e um tanto quanto “de batalha”. Lembro que a grana veio em uma ótima hora! Tanto pra mim, quanto para o Evaristo que sempre se jogava como podia para estar presente nos maiores dias em Itacoá. Depois disso passamos a filmar não apenas para o prêmio, mas para eternizar essa dedicação de estar lá fora nos maiores dias. Esse clip é um compacto de tudo isso.