Surfista de Itajaí, o catarinense Jonathan Borba está convocado novamente para representar o Brasil no ISA World Adaptative Surfing Championship, o Mundial de Surfe Adaptado que acontece entre os dias 12 e 16 de dezembro, em La Jolla, Califórnia (EUA).
Essa será sua segunda participação no evento. No ano passado, o atleta foi campeão mundial por nações representando o Brasil na categoria AS1.
Competidor de surfe adaptado desde 2016, Jonathan acumula títulos como campeão catarinense (2017), vencedor do OI Jogos Cariocas de Verão (2017) e neste ano foi o grande campeão do OI Digital Surf, campeonato virtual com final disputada em Saquarema durante a etapa do CT no Brasil.
Destaque para as difíceis condições enfrentadas pelo atleta durante a final em Itaúna, e a premiação de campeão que Jonathan dividiu com seu amigo e finalista Roberto Pino, outro integrante da equipe brasileira para o mundial de surfe adaptado.
Além disso, teve seu documentário, RIA, lançado no final de 2017 e publicado no YouTube. No mês de agosto Jonathan foi convidado para representar o Brasil no primeiro campeonato sul-americano de surfe adaptado, que irá acontecer em novembro na Argentina.
Sua trajetória também está sendo explanada em palestras que Jonathan tem feito em escolas de Itajaí, apresentando sua história de superação e adaptação. Neste ano foram mais de 150 crianças da rede pública.
O atleta possui alguns patrocinadores e apoiadores, e divide seu tempo através do treinamento no surfe e trabalhos de pintura, assim obtendo o sustento da família, porém para o mundial está buscando formas para complementar as despesas de viagem.
Em 2017, através de uma campanha de financiamento coletivo, o atleta conseguiu embarcar para os Estados Unidos. Desta vez, uma rifa está sendo feita. Com a ajuda de seus apoiadores, busca arrecadar a verba necessária.
A rifa está sendo vendida através do Instagram do atleta, com seus apoiadores, e através de amigos e equipe. “Meus apoiadores auxiliaram com vários produtos e serviços, a premiação será dada para seis pessoas, tenho certeza que serão bem recompensados”, afirma o surfista.
Os bilhetes custam R$ 10. A premiação tem em seu conteúdo três jogos de quilha da MIX Fins, um kit da Brava Açaí, um café colonial para duas pessoas na Panificadora DanJean, um corte de cabelo e barba mais um kit de cosméticos na Morgans Barbearia, duas caixas de parafina Manga Wax e uma sessão de fotos de surfe.
O sorteio será dia 15 de outubro, as 20 horas, pelo Instagram e pela página do Facebook do atleta (Jonathan Borba).
Jonathan Borba tem o patrocínio de ALS Transportes, RK Surfboards, Santacosta e Evolve Treinamento Funcional. Apoio: quilhas Mix Fins, parafinas Manga Wax, Morgans Barbearia, Panificadora DanJean, Brava Açaí e fotógrafo Juninho Surf.