Moacir Ciro

Jornalismo de luto

Pioneiro na cobertura de surfe no Brasil, Moacir Ciro Martins Júnior falece aos 69 anos no interior paulista.

0
Moacir Ciro Martins Júnior colocou o surfe na grande mídia nos anos 80 e 90.

Pioneiro na divulgação do surfe na grande mídia do Brasil, o jornalista esportivo Moacir Ciro Martins Júnior morreu na tarde da última segunda-feira (1º), aos 69 anos, em Vinhedo, interior paulista.

Moacir se formou em jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e também trabalhou em veículos de comunicação como A Gazeta Esportiva e Diário Popular. Ele era proprietário da HB Assessoria de Imprensa, contratada pela realizar a divulgação dos eventos da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional) nos anos 1980.

Além do surfe, Moacir foi um dos pioneiros na cobertura jornalística do judô nacional. “O Moa, como chamávamos o Moacir, foi meu grande mestre nesse trabalho de divulgação que faço na WSL”, diz o também jornalista João Carvalho, responsável pela comunicação da WSL Brasil.

“Foi ele quem me deu a oportunidade de aprender me contratando pela HB Assessoria em São Paulo. Me ensinou muito, tudo dessa função, sempre foi uma pessoa ótima de conviver, sempre positivo pra vida, querido por todos e um dos pioneiros em colocar o surfe na grande mídia esportiva do Brasil”, completa João em depoimento ao site Surftotal.

Moacir estava internado em um hospital em Campinas, após passar na última semana por uma cirurgia para a retirada de um tumor no sistema digestivo. Ele teve o quadro agravado com suspeita de Covid-19 e faleceu no começo da noite de segunda. O enterro foi realizado na última terça-feira (2).

O Waves presta condolências à família e amigos de Moacir.