Requisitado fotógrafo de moda e publicidade – no início de sua carreira trabalhou com o renomado Bruce Weber, além de ter fotografado algumas das modelos mais importantes do mundo, como Gisele Bündchen e Alessandra Ambrósio – e surfista nas horas vagas, Gustavo Malheiros conseguiu unir suas duas paixões em 2017, quando lançou dois livros ligados ao tema.
Em “Tempestade”, o carioca documenta o crescimento do surfe brasileiro profissional a partir do título mundial conquistado por Gabriel Medina, em 2014, enquanto “Verão Passado” traz uma série de retratos, clicados desde a década de 80, que revelam o universo e o estilo de vida dos adeptos do esporte. Agora, o fotógrafo apresenta alguns destes trabalhos em grande escala, na exposição “Tempestade”, que ocupa a Galeria da Gávea de 16 de fevereiro a 22 de março.
“Tudo começou na minha primeira viagem para o Havaí, em 2014. Eu falei para o meu filho mais velho, Antonio: ‘Nós vamos para o Havaí para surfar e ver o Gabriel Medina ser o primeiro campeão brasileiro de surfe!’ Eu estava lá para acompanhar o campeonato, mas tinha a minha câmera comigo o tempo todo e não perderia a oportunidade de fotografar tudo’, lembra o fotógrafo.
Nas cerca de 50 imagens selecionadas, entre fotografias em preto e branco e coloridas, Malheiros mostra registros não apenas dos campeonatos pelo mundo, mas também o cotidiano e a intimidade dos principais representantes do “brazilian storm” (tempestade brasileira), bem como outros personagens anônimos e famosos que fazem parte da tribo do surfe.
Além dos atletas que elevaram o país a outro patamar no circuito mundial, com destaque para Gabriel Medina, Adriano de Souza e Filipe Toledo, a exposição contempla nomes fundamentais do esporte, brasileiros e estrangeiros, de diversas modalidades, como Kelly Slater, Tom Carroll, John John Florence, Carlos Burle, Phil Rajzman, Silvana Lima, Ricardo Bocão, Caio Vaz e Fabio Gouveia, dentre outros.
A exposição tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, TIVIT, CIPA, Kasznar Leonardos Propriedade Intelectual e AFAMAR, e foi incentivada através da Lei do ISS da Cidade do Rio de Janeiro (via Secretaria Municipal de Cultura).
Serviço:
Tempestade, exposição com fotografias de Gustavo Malheiros
Exposição: de 16 de fevereiro a 22 de março
Horários: seg a sex, das 11h às 19h
Local: Galeria da Gávea
Endereço: Av. Marquês de S. Vicente, 432 – Gávea
Tel: 2274-5200
Entrada franca