Mauna Loa

Vulcão acorda no Havaí?

Serie de terremotos no Havaí preocupa população sobre erupção do maior vulcão ativo do mundo.

Terremoto de magnitude 5,0 foi registrado.

Uma série de terremotos continua a ocorrer sob o Mauna Loa, no Havaí, o maior vulcão ativo do mundo, deixando os geólogos alertando que está em um “estado de agitação intensificada”.

Um terremoto de magnitude 5,0 foi a ondulação mais forte a rasgar o ventre da formação, que está situada no centro da grande ilha do estado do Havaí.

As notícias do aumento da atividade sísmica em outubro levaram o Serviço de Parques Nacionais para fechar acesso ao cume para alpinistas e turistas, uma medida que a agência disse ser “uma medida de precaução”.

Na quinta-feira (27 de outubro), o Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí emitiu seu primeiro comunicado de imprensa sobre os distúrbios de Mauna Loa, observando que, embora a atividade sísmica seja preocupante para os moradores, atualmente “não há sinais de que uma erupção seja iminente”.

“Estamos lembrando às pessoas que aproveitem esta oportunidade para se registrarem nas mensagens de alerta de emergência do condado e prepararem ou revisarem seus planos para estarem prontos para qualquer desastre”, disse Talmadge Magno, administrador da defesa civil do condado do Havaí.

A agência de defesa civil também tem realizado reuniões em toda a ilha em um esforço para educar os moradores sobre como se preparar para uma possível emergência nas últimas semanas, que inclui recomendações como equipar suas casas com uma “bolsa de viagem” com comida.

“Para não entrar em pânico, mas eles precisam estar cientes de que você mora nas encostas de Mauna Loa. Existe um potencial para algum tipo de desastre de lava”, acrescentou Magno, que observou que o vulcão representa 51% da massa de terra da ilha.

Embora o vulcão não tenha entrado em erupção desde 1984, as últimas semanas de aumento dos terremotos subterrâneos deram origem a preocupações locais de que o Mauna Loa pode estar devido a um transbordamento.

Fonte G1

Exit mobile version