Moradores de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, mobilizaram-se por meio de uma petição online contra a proposta de verticalização da cidade.
Enquanto alguns políticos veem a verticalização como forma de resolver o problema de empregos, moradias, além de atrair investimentos turísticos, moradores e ambientalistas dizem que os prédios colocariam em risco a natureza, principal atrativo de Ubatuba.
Em campanha no site Avaaz, a moradora Amaria Bertelli, criadora da petição, questiona se vale a pena destruir a paisagem em nome do desenvolvimento. “A riqueza de Ubatuba são suas praias limpas com natureza preservada, que atraem inúmeros turistas todos os anos”, diz Bertelli.
“Chega a ser indecente que os governantes proponham aumentar o adensamento urbano, quando não há infraestrutura básica, como rede de esgoto, nem para os moradores que já estão aqui”, acrescenta.
Até o momento, a petição já conseguiu 4.650 assinaturas. O objetivo é chegar aos 5 mil e encaminhá-la ao prefeito da cidade, Délcio José Sato.
Clique aqui para assinar.