O sul-africano Michael Tomson, primo do campeão mundial de 1977 Shaun Tomson, morreu aos 66 anos depois de uma longa batalha contra o câncer de garganta, de acordo com informações do site BeachGrit. Segundo a publicação, Tomson ficou conectado a aparelhos de suporte à vida por nove dias antes de falecer.
Além de destemido surfista, Mike foi o criador das marcas Gotcha e MCD e uma das figuras mais influentes da indústria do surfe entre os anos 1970 e 1980.
Filho de pais europeus, ele nasceu em Durban em 1954 e começou a surfar aos 10 anos ao lado de Shaun Tomson. Michael chegou a correr no circuito profissional da antiga IPS no final dos anos 70, tendo terminado em quinto no ranking em 1976.
Michael também trabalhou por anos como jornalista. Além de ser o editor-assistente da Surfing Magazine, ele escreveu um polêmico artigo contra o apartheid no New York Times e criou a extinta revista sul-africana Down the Line.
Nos últimos anos, o sul-africano conviveu com algumas polêmicas. Em 2013, ele foi acusado de dirigir sobre a influência de substâncias ilegais e pela posse de cocaína em Laguna Beach, Califórnia.
Mais tarde, chegou a ser detido por suspeita de tráfico de drogas após a polícia terá encontrado balanças, sacos de plástico e cocaína no valor de dois mil dólares em sua casa na Califórnia.