Diante da maior taxa de incidência de casos de Covid-19 no país, Fernando de Noronha adotará quarentena por 11 dias. A medida foi anunciada na última quinta-feira (16) pelo Governo de Pernambuco e valerá entre os dias 20 e 30 de abril.
Até agora foram confirmados 24 casos de infecção pelo novo tipo do coronavírus no arquipélago, e todas as pessoas passaram ou estão em isolamento domiciliar.
O primeiro caso de Covid-19 Fernando de Noronha ocorreu no dia 24 de março de um funcionário do aeroporto local. O arquipélago tem 3.000 moradores, o que dá uma média de 8 casos para cada mil habitantes, maior de que qualquer município do país.
Com a quarentena de 11 dias, os moradores da ilha só poderão sair de casa para a aquisição de itens essenciais e para atendimento médico.
Segundo o governo pernambucano, a medida extrema servirá não só para conter o avanço de casos, como para realizar um estudo epidemiológico da evolução do novo coronavírus no arquipélago.
Para apoiar os moradores, a administração de Fernando de Noronha anunciou que vai distribuir de cestas básicas e um vale gás e água mineral no valor de R$ 200. O pagamento ocorrerá na semana que vem.
Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, a medida é necessária por conta das características de isolamento do arquipélago. “Fernando de Noronha requer uma atenção especial por causa da dificuldade de acesso e da limitação de recursos de saúde existentes no local. Estamos enviando uma equipe com seis sanitaristas, com o apoio do Ministério da Saúde para um estudo epidemiológico completo do caso”, diz.
Fonte Carlos Madeiro / UOL