Com data marcada para a inauguração, no dia 4 de dezembro, quando receberá as feras da seleção e o Campeonato Brasileiro da modalidade, a pista de skate do Novo Quebra-Mar, em Santos, com dimensões olímpicas, segue com as obras avançando e já tem 65% dos serviços concluídos.
As obras do Skatepark, iniciadas em 13 de fevereiro, integram a quarta etapa do projeto de revitalização do Novo Quebra-Mar. O Parque Roberto Mário Santini, na orla do José Menino, está se transformando em um espaço de referência para esportes olímpicos, diversão, gastronomia e contemplação.
O complexo tem área de 2.400m², compreendendo uma pista de street (caracterizado pela presença de obstáculos como corrimãos e degraus) com 1.220m² e uma pista de park (uma das modalidades verticais do esporte, que possibilita evoluções e alta performance), de 650m, área duas vezes maior que o espaço anterior. Ambas as modalidades são integrantes do programa olímpico.
Na sexta-feira (22) foi concluída a concretagem da pista de park do Novo Quebra-Mar da Praia do José Menino, uma das modalidades verticais do skate, que possibilita evoluções e alta performance.
A prática acontece em um percurso que lembra uma tigela, dentro da qual há obstáculos diferentes para que os skatistas ganhem velocidade e impulso para realizar manobras no ar.
“Parte dos copings blocks, confeccionados em blocos de concreto pré-moldado, também já foram assentados”, afirmou o secretário Wagner Ramos, titular da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pela execução do projeto e supervisão das obras.
Os copings blocks simulam o arremate na borda da pista e, construídos em concreto, não sofrem abrasividade como os tubos de aço, também utilizados, que diminuem e até travam as manobras do esportista. Além disso, os skatistas dizem que eles trazem o som do deslizar das manobras (grinds)
Foram finalizados, ainda, os pisos superior e inferior do park. “As inclinações internas estão prontas e, agora, só falta mesmo o acabamento”, comentou o secretário.
Street Park
Já na street, estão prontas as rampas de transição entre as duas pistas e encontra-se em andamento a concretagem das rampas internas. “Também foram finalizadas duas rampas do nível superior e dois trechos de pisos curvos, dos 13 previstos”, afirmou Daniel Lugaresi, técnico de obras da Seserp, responsável pelo acompanhamento da obra. A concretagem prossegue nesta semana.
A fundação da arquibancada, que ocupará 40m² e capacidade para 45 espectadores, foi finalizada e agora a empreiteira está preparando a armação para a construção dos pilares.
A área de intervenção, que terá 2.267m² no entorno das duas pistas, também conta com um espaço urbanizado de 898m², integrado por passeios prontos, em concreto desempenado.
“Agora foi iniciado o revestimento em mosaico português de 255m² de calçadas internas e o espaço para o jardim, que terá 1.120m², está sendo preparado”, explicou Lugaresi. A área de paisagismo com passeios fará a conexão das pistas ao parque.
O espaço esportivo, que terá iluminação especial, abrigará também a Confederação Brasileira da modalidade e um centro de treinamento de alta performance para skate e surfe.
Inauguração
No mês de dezembro, skatistas vindos de todo o País farão as primeiras manobras na inauguração do espaço, durante a realização da última etapa do Campeonato Brasileiro de Street.
O evento, que contará com ampla programação entre os dias 4 e 10 de dezembro, será uma realização da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Esportes (Semes), em parceria com a Confederação Brasileira de Skate (CBSK). O anúncio foi feito na última sexta (22) após reunião entre representantes do Município e da entidade.
A competição contará com atletas das categorias Profissional, Iniciante, Amador e Master, divididos entre Masculino e Feminino. Antes disso, a pista de skate do Novo Quebra-Mar será o local escolhido pelas ‘feras’ da Seleção Brasileira de Street para os últimos treinos preparatórios antes do Campeonato Mundial no Japão.
Investimento
Os serviços estão a cargo da Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento de R$ 3.304.263,70, sendo R$ 2.865.000,00 de recursos federais e o restante dos cofres municipais. A empreiteira é especializada na instalação de pistas de skate e boa parte dos profissionais é praticante do esporte.
A iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.
Fonte Prefeitura de Santos