Um novo documentário vai contar a história do surfe no Espírito Santo. O audiovisual É Capixaba começou com a ideia de contar a história da Avalanche, uma das maiores ondas do Brasil, localizada em Vila Velha. O tubo de 6 metros encarado por Ian Vaz motivou a galera a reunir depoimentos e imagens que contassem não só essa, mas todas as aventuras do surfe capixaba.
O documentário reúne depoimentos de Frank Brown, campeão brasileiro de parapente, dos empresários Sérgio Tristão e José Luiz Dantas, do campeão brasileiro de surfe em 1986, Nelsinho Ferreira; dos surfistas veteranos Renato Larica, Orlandinho Ferrari e Zezinho Azevedo, do jornalista André Hees, da campeã mundial de bodyboard Neymara Carvalho e de representantes da nova geração de surfistas capixabas, como Rodrigo Cardoso, Lucas Medeiros e Leandro Moulin.
A ideia é uma iniciativa da Realcafé para o apoio ao esporte capixaba. Para Henrique Tristão, diretor da empresa, essa valorização do Espírito Santo é o diferencial do grupo.
Outro ponto importante é a trilha sonora do documentário, que também é 100% capixaba. A produção será exibida nos festivais de San Diego (EUA), Ericeira (Portugal) e também em Anglet (França). A expectativa é que uma exibição seja realizada no Espírito Santo assim que as regras sanitárias permitam.