Parque da Guarita

Obras causam divergência

Surfistas criam abaixo-assinado contra a construção de novo acesso para veículos no preservado Parque da Guarita, em Torres (RS).

Praia da Guarita é um dos cartões-postais de Torres.Fernando Pitol
Praia da Guarita é um dos cartões-postais de Torres.

Surfistas e frequentadores da praia de Torres, litoral norte gaúcho, mobilizaram-se para criar um abaixo-assinado online contra a construção de um segundo acesso para veículos no preservado Parque da Guarita, cartão-postal da cidade.

“A comunidade de Torres não concorda com o projeto sem prévia discussão com a comunidade no entorno, associações comunitárias, entidades da sociedade civil e outros órgãos correlatos”, diz o manifesto, que até agora recolheu mais de 1.500 assinaturas.

“O projeto de abertura de um novo acesso poderá resultar em graves impactos à comunidade, ao meio ambiente e à memória histórica importantíssima e emblemática do Parque da Guarita, marcando um ‘retrocesso’ e ‘empobrecimento’ de todas as questões ambientais e paisagísticas”, prossegue o abaixo-assinado, que conta com apoio do movimento Praia Limpa e da Associação dos Surfistas de Torres (AST).

Através do seu site oficial, a Prefeitura de Torres afirma que laudos técnicos como estudo geológico e agronômico foram elaborados para a realização da obra. Além disso, a obra “atenderá várias demandas da população, trazendo muitos benefícios”, sendo “uma antiga necessidade do local”.

Clique aqui para assinar o abaixo-assinado.

Exit mobile version