Pesca da Tainha em SC

Associação emite alerta no Farol

Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta divulga alerta sobre restrições ao surfe no período da pesca da tainha em Santa Catarina.

0
Restrição dura dois meses.

A Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM) divulgou um documento para alertar os surfistas sobre a temporada de pesca da tainha e as restrições que esta prática traz ao surfe em Santa Catarina.

O alerta é destinado aos surfistas locais e visitantes sobre como devem se comportar durante esta temporada na região, que dura dois meses (de 01/05 a 01/07).

De acordo com o documento, a prática do surfe é restrita em alguns dos principais picos da região. Fica proibida na Prainha do Farol, e regrada nas praias do Cardoso e Cigana. Nestes dois lugares, caso os pescadores estiverem realizando o cerco, os surfistas devem sair da água e aguardar o término da atividade para entrar novamente. Nas outras praias do Cabo de Santa Marta segue esta mesma regra.

O documento também aconselha que sempre perguntem aos pescadores locais sobre como funcionam as regras do surfe no local durante a temporada de pesca, e diz que basta o surfista ter bom senso nos momentos em que os pescadores estiverem exercendo a sua atividade pesqueira.

Pescadores também pedem para que não haja prática de tow-in no Farol de Santa Marta, pois os barulhos e os movimentos do jet-ski podem afastar os cardumes de peixes que se abrigam próximo à Ilhota da Praia do Cardoso e da Cigana em dias de mar grande.

“O Farol de Santa Marta é uma das regiões onde a convivência entre surfistas e pescadores é uma das mais harmônicas do estado. A ASTFSM preza pela parceria e pelo bom relacionamento com os pescadores locais, além de respeitar e valorizar a prática da pesca artesanal, que sustenta diversas famílias na região, além de manter viva a cultura”, divulga a Associação.

Confira abaixo o documento completo: