O IBOPE Repucom acaba de divulgar um dado inédito sobre o Surfe, que atinge nível histórico em volume de fãs entre os brasileiros. É o que revela a pesquisa Sponsorlink, especializada em perfil e comportamento dos fãs de esporte no País. Após uma paralisação de mais de dois anos devido à pandemia de Covid-19, a Championship Tour da WSL (World Surf League) também volta ao País. Segundo a organizadora do evento, a edição de 2022 será a maior de todos os tempos no Brasil.
Em 2013, 26% dos brasileiros conectados se declaravam Fãs de Surfe (“interessados” ou “muito interessados” pela modalidade), o que representava pouco mais de 14 milhões de indivíduos.
Já na onda mais recente do estudo, de novembro de 2021, logo após a estreia da modalidade na Olimpíada de Tóquio, este volume atingiu seu pico histórico desde o início da realização do estudo. Atualmente, os fãs de surfe são 41% do universo de brasileiros conectados com 18 anos ou mais, o que hoje representa 45,3 milhões de indivíduos.
Segundo a metodologia da pesquisa, ao considerarmos os três níveis possíveis de interesse por uma modalidade esportiva, os que se declaram “muito interessados”, “interessados” ou, ao menos, “um pouco interessados” são 70% do universo de internautas brasileiros. Com este resultado, o Surfe entrou para o grupo dos 15 esportes com maior interesse geral da população brasileira conectada, entre 30 esportes pesquisados na pesquisa.
Perfil do Fã – Ainda segundo a onda mais recente do estudo, a modalidade se destaca pela afinidade com indivíduos de 18 a 39 anos, que contempla 58% dos fãs de Surfe.
“A estreia do Surfe e a medalha de ouro de Ítalo Ferreira nos Jogos Olímpicos de Tóquio certamente contribuíram para este resultado histórico para o esporte no País. Mas é importante ressaltar que o crescimento de 15 pontos percentuais no volume de fãs foi construído na última década pelos títulos de atletas brasileiros no circuito mundial da WSL. Nos últimos oito anos, dos sete campeonatos mundiais realizados, cinco deles foram vencidos por brasileiros. Portanto, o volume de fãs, a performance esportiva e a quantidade de atletas de ponta fazem do Surfe uma das principais plataformas de patrocínio da atualidade”, comenta Arthur Bernardo Neto, diretor de desenvolvimento de negócios do IBOPE Repucom.
Fonte: Sponsorlink – IBOPE Repucom
Maior pesquisa especializada em esportes do mundo, é uma solução do IBOPE Repucom que traz informações sobre hábitos, atitudes sobre patrocínios, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de campeonatos e modalidades esportivas.
Universo:
Onda de setembro / 2013: 53,5 milhões de internautas brasileiros com 16 anos ou mais.
Onda de novembro / 2021: 109,8 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais.