Pioneiro do surfe de ondas grandes e um dos idealizadores do lendário evento em memória a Eddie Aikau, o havaiano George Downing morreu aos 87 anos, na madrugada da última segunda-feira (5), enquanto dormia no lado leste da ilha de Oahu, Havaí.
Nascido e criado em Honolulu, Downing foi um dos últimos “Waikiki Beach Boys”, começando a surfar no arquipélago nos saudosos anos 1940 e tendo como mentor Duke Kahanamoku.
Ele foi responsável por várias inovações no esporte, produzindo, por exemplo, a primeira prancha da história com quilhas removíveis, em 1951.
Oito anos mais tarde, ele também marcou história ao puxar os limites em uma sessão épica de 30 pés em Makaha, lado oeste da ilha de Oahu.
Downing ainda foi um competidor de sucesso nos anos 1960, frequentando vários pódios e sendo mentor de nomes como Joey Cabell, Reno Abellira, Michael Ho, entre outros, que se referiam a ele como “Professor” e “Guru”.
Desde 1984 George Downing foi o diretor de prova do tradicional Quiksilver em Memória a Eddie Aikau, evento que popularizou o surfe em ondas grandes em todo o mundo.
Durante 30 anos, ele foi o responsável pelo “call” na famosa Waimea Bay.
George Downing deixa três filhos e cinco netos.