Através de decreto publicado no Diário Oficial, a Prefeitura de Saquarema (RJ) anunciou que as praias do município estarão fechadas a partir desta terça-feira (28) para todos os tipos de atividade, incluindo o surfe.
“A partir desta terça-feira, fica proibida a permanência de pessoas nas praias (de mar ou lagoa) da cidade. Os acessos às praias da Vila e Itaúna foram bloqueados com barreiras físicas e apenas moradores, comprovando residência no local, poderão acessar as ruas”, diz a Prefeitura em nota.
Nas demais praias, equipes do Salvamar e Guarda Civil farão rondas constantes para evitar a permanência de pessoas nas areias. Quem descumprir a determinação estará sujeito à multa e até detenção.
“Sabemos que as ações são duras, mas não podemos deixar de tomá-las. A maioria da população da nossa cidade está obedecendo aos decretos, mas alguns insistem em não cumprir. Estamos tomando estas decisões, utilizando nossos órgãos de fiscalização e em parceria com a Polícia Militar, para proteger nossos moradores”, afirma a Manoela Peres, prefeita de Saquarema.
As medidas foram tomadas na tentativa de conter a propagação da Covid-19 no local. Considerada a Capital Nacional do Surfe e sede da etapa brasileira do Championship Tour, Saquarema conta com oito casos confirmados no novo coronavírus.