São Sebastião

Prefeitura critica feriado

Prefeito de São Sebastião diz que 'mega feriado' proposto pela cidade de São Paulo é sacanagem.

0
Ondas estão liberadas de segunda a quinta-feira nas praias de São Sebastião.

Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto usou as redes sociais na última terça-feira (19) para criticar o “mega feriado” imposto pela cidade de São Paulo nesta semana. Augusto disse que a decisão é uma “sacanagem” e pode prejudicar as medidas da cidade em relação ao combate à disseminação do novo coronavírus.

Prevendo o deslocamento de turistas com a antecipação das datas, o prefeito falou em “irresponsabilidade do governo” antes mesmo da confirmação. Ainda na última terça, o prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), decretou a antecipação do Corpus Christi e Dia da Consciência Negra para amanhã e quinta, sendo que sexta será ponto facultativo.

“O governo do Estado vai ser responsabilizado por mandar esse monte de gente para cá”, disse Augusto. “Vai dizer que um mega feriado em São Paulo não vai prejudicar as cidades do litoral? Todas. Então fecha a estrada, faz o lockdown lá. Aqui, por enquanto, não está morrendo gente. Tá morrendo é na capital, na Grande São Paulo, aí vai vir um monte de gente que está em quarentena lá para vir aqui”, continuou.

“Vamos tomar as providências, todas que forem necessárias. Mas se for isso, se vier todo mundo, a gente vai liberar ambulante e trabalhar geral. É pra esculhambar, esculhamba com a gente, é brincadeira isso”, reforçou.

Desde o início da quarentena, São Sebastião foi a cidade que mais liderou a taxa de isolamento no estado de São Paulo, chegando a alcançar índices superiores a 70%. Segundo o prefeito, o nível de testagem do município é um dos maiores do País, com meta de que até 10% da população seja examinada.

Na última semana, a prefeitura local também liberou o surfe de segunda a quinta-feira nas praias do município. As pessoas podem ir à praia para caminhar, surfar, praticar SUP, pedalar e nadar, mas está proibido o uso de guarda-sóis e concentração de banhistas na areia.

O ‘mega feriado’, já aprovado na Câmara de São Paulo, tem início nesta quarta-feira (20) e deve seguir até segunda-feira (25). A prefeitura da capital propôs antecipar os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro) para quarta e quinta-feira. Sexta-feira é ponto facultativo. Na segunda-feira, como proposta do governo estadual, se anteciparia o feriado de 9 de julho (Revolução Constitucionalista).

Fontes UOL e O Vale