O prefeito Válter Suman negou o pedido feito na última terça-feira (14) pela Associação de Surfe do Guarujá (ASG), que tentava a liberação do esporte nas praias do município durante a pandemia de Covid-19.
Em nota, a Prefeitura informou que vem analisando um possível relaxamento de algumas medidas restritivas, mas considera que a liberação do surfe causaria aglomeração nas praias e distúrbios nas barreiras sanitárias impostas durante a quarentena.
A partir da última quarta-feira (15), a Prefeitura liberou o uso parcial dos calçadões das praias durante os dias de semana. Ou seja, caminhadas e outras atividades físicas, além de passeios com animais domésticos, estão permitidos, exceto aos finais de semana prolongados. Mas a determinação de evitar aglomerações continua valendo.
Em um post nas redes sociais, o prefeito Válter Suman pediu a colaboração de todos os surfistas da cidade para combater o novo coronavírus.
“Creio que a maioria absoluta das praias do litoral brasileiro, e no mundo, estão sob as mesmas regras. Vivo um dilema, de um lado a vontade de poder ver tudo retornar à normalidade de antes, do outro, sofrer as possíveis consequências de ser responsável por vidas que em decorrência de medidas de parcial ou total abertura, amargar a visão de agravos a saúde e até óbitos de quem sabe, dezenas, centenas ou milhares de pessoas”, disse Suman.
“Preciso e peço de coração a toda essa galera fantástica do surfe que sempre foram grandes parceiros de toda nossa cidade e sociedade que me ajudem nessa missão fundamental de co-responsabilidade para que juntos, passemos o mais breve possível por esses tempos difíceis onde um vírus está colocando a paciência, a temperança, a harmonia e solidariedade a todas as provas pelas quais a raça humana já passou e passa agora novamente”, finalizou o prefeito.