Competidores, surfistas, cinegrafistas, organizadores, artistas e público em geral prestigiaram a premiação do Pampa Barrels 2017, no dia 5 de dezembro, no DaDo Bier Bourbon Country, em Porto Alegre (RS).
Durante a janela de competição, de 1 de novembro de 2016 até 15 de outubro de 2017, várias ondulações clássicas presentearam o litoral gaúcho, o que abrilhantou ainda mais a competição interativa.
Além das premiações, que ultrapassaram os R$ 20 mil em produtos dos patrocinadores (pranchas Trench Town, skates Surfeeling, wetsuits Mormaii, quilhas 3DFins e equipamentos da Kite Sul, Marivan e Rise Up), os finalistas e destaques do ano tiveram a honra de receber troféus personalizados pelos artistas Andre Chiesa, Darcius Rosback, Jhana Uessler, Ogro e Sarah Rocha.
Outros destaques foram a exposição de pranchas “Museu Geraldo Ritter”, carinhosamente preservado pelo legend Carlos Alberto Diehl, da Escola Gaúcha de Surf, e as apresentações musicais com Surfistas da Paz, HOTEP e Ras Bernardo.
Resultados Com o intuito de incentivar a nova geração, a categoria “Surfeeling Melhor Tubo no RS (Sub-20)” teve Gustavo Borges como grande campeão, que teve seu tubo registrado na Praia dos Molhes, em Torres, pelo ícone Stéfano Dornelles – vencedor do melhor tubo de 2016. Em segundo lugar ficou o multicampeão estadual amador Luy Arman, seguido pelo recentemente coroado campeão gaúcho Júnior, Alessandro Silva, com o terceiro e o quarto lugar.
Confirmando o favoritismo e o bicampeonato, Josias Pedrinha levou a categoria “Marivan Melhor Tubo no RS (Open)”, com um canudo surfado contra os pilares da plataforma de Tramandaí e registrado pelo shaper e cinegrafista nas horas vagas Moises Trindade. Em segundo ficou o campeão Sub 20 Gustavo Borges, em terceiro o campeão do Pampa Barrels 2015 Cristiano Cardoso, e em quarto o tube rider Tiago Braga, ambos com tubos surfados em Torres.
Na categoria mais casca-grossa do evento, a “Kitesul Best Tube Around The World”, que premia o melhor tubo surfado por um gaúcho ao redor do mundo mundo, o tube rider e instrutor de yoga Lucas De Nardi foi o grande campeão com um “diamante” surfado em Pipeline e registrado pelo especialista no assunto Diego Santos. Com o vice campeonato ficou o cervejeiro Juliano Bortoluzzi, seguido pelo doutor Henrique Degrazia e o capitão Felipe Oliveira, ambos com tubos surfados nas ilhas Mentawai, Indonésia.
Já nas categorias especialmente apresentadas pela 3Dfins, a Winter Photo Session premiou a melhor sequência de fotos e melhor foto única de um tubo surfado no Rio Grande do Sul.
Na foto única, Gustavo Borges levou outro caneco pra casa, com um registro especial do mestre Luciano Sombrio, que teve a sensibilidade de fotografar um tubo inter-estadual, onda essa que começa no meio do Rio Mampituba (RS) e termina no Passo de Torres (SC).
Em segundo, tivemos outro registro de Sombrio, dessa vez com Cristiano Cardoso protagonizando a cena, seguido por Tide Silva (Foto: Luã Teixeira) e Josias Pedrinha (Foto: Gabriel Gomes), terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Josias Pedrinha ainda levou a Melhor Sequência, com um tubaço de backside surfado no Backdoor da plataforma de Tramandaí e registrado pelo fotógrafo Gabriel Gomes. Mais uma vez, o segundo lugar ficou com o “Rei do Rio” Cristiano Cardoso (Foto: Luciano Sombrio), em terceiro o peruano Manuel Roncalla (Foto: Sombrio), e em quarto o potiguar Tide Silva (Foto: Pedro Castanho).
Outros resultados
Performance do Ano Josias Pedrinha
Onda do Ano Gustavo Borges
Destaques do ano José Luis Mello (Masculino), Yasmin Dias (Feminino), Lucas Kunsler (Bodyboard) e Junior Lisboa (SUP).
Para saber mais, siga o perfil @pampabarrels no Instagram.