Projeto Ondas ajuda Gláucia Santos Cordeiro da Costa, moradora do bairro Morrinhos 3, onde era funcionária do lar e balconista de uma padaria da cidade, a realizar sonho de concluir curso de panificação no Guarujá (SP).
Há 15 anos, o Projeto Ondas tem gerado um verdadeiro impacto na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Guarujá. Com mais de 700 beneficiados diretamente ao longo dessa caminhada, atualmente o projeto atende cerca de 90 pessoas.
Essa iniciativa não apenas oferece apoio e assistência, mas também inspira e transforma vidas. Até porque, houve um impacto indireto em mais de 5 mil pessoas, contribuindo para mudanças reais no ambiente em que vivem. Muitas passaram a exercer atividades sociais, outras deram continuidade aos estudos em universidades, estão empregadas e realizando antigos sonhos.
Uma dessas histórias de dedicação e superação aconteceu e começou há 12 anos. No dia a dia da profissão, Glaucia da Costa sonhava em fazer curso de panificação. “A vontade de fazer o curso foi para obter mais conhecimentos, para me sentir útil e capaz de realizar alguma coisa que não fosse para outras pessoas, mas para mim”, lembra.
Ela mal sabia que sua vida estava prestes a tomar um novo rumo. Gláucia conheceu o Projeto Ondas por meio de uma amiga que tinha seu filho lá e conseguiu uma vaga para seu menino. Guilherme Henrique dos Santos Costa, hoje com 11 anos, ficou no Ondas por um ano e meio. Tempo suficiente para tudo acontecer na vida da mãe.
“Meu filho era uma criança muito sozinha e eu estava em busca de um lugar que ele pudesse ter convivência com outras crianças. No Projeto falaram que ele seria acompanhado por professores e profissionais da área da Saúde, e realmente o Guilherme teve um ótimo desenvolvimento depois que começou a frequentar o Ondas”.
Com a segurança de que seu filho estava amparado e influenciado por bons exemplos, ela começou a ter tempo para olhar um pouco mais para si. E foi então que entrou nessa história um anjo da guarda na vida dela, como ela mesma diz: Denise Rafaela Loureiro de Barros, assistente social do Projeto Ondas.
“Recebi um informe pelo WhatsApp mostrando o dia e horário de matrícula do Projeto Padaria Artesanal, um curso de panificação da Prefeitura. Não acreditava que minha vida poderia mudar, e a querida Rafaela sempre me apoiou com palavras de incentivo, me mostrando que eu era capaz”.
Como profissional, Rafaela conta que se sente honrada pelo reconhecimento e valorização do trabalho. Afinal, o objetivo dos encontros com as famílias proporcionou essa mudança na vida dela, gerando o reconhecimento daquilo que ela pode fazer enquanto pessoa e profissional qualificada.
“Fizemos uma ação de despertar dessa família sobre as suas potencialidades, sobre as suas habilidades e a vocação, que é onde a Gláucia se reconhece. Estamos ali para desenvolver o autoconhecimento e autocuidado das pessoas e a partir disso direcioná-las para que consequentemente aconteça a transformação social. Por mais que atendemos a criança, tudo reflete em torno dos integrantes da família de forma contínua, como no caso da Gláucia. Eu me sinto valorizada e muito feliz por todo esse carinho”.
Gláucia concluiu o curso e hoje, com uma nova perspectiva de vida, se vê diante de novos desafios com a força necessária para vencer cada um deles. “Tenho muitos planos para o futuro: um deles é fazer o curso dos meus sonhos de confeitaria dentro da panificação. Outro é terminar meus estudos e continuar ajudando o meu filho Guilherme Henrique com suas dificuldades, por ele ter déficit de atenção escolar. Mas sei que isso nós vamos conseguir superar juntos”.
O idealizador do Projeto Ondas, Jojó de Olivença, fica com o sentimento de realização e missão cumprida ao presenciar histórias assim e por despertar as pessoas para suas potencialidades, habilidades e virtudes.
“Todos devem ser protagonistas de suas próprias histórias e para gente é uma alegria muito grande poder ajudar a realizar o sonho das pessoas, para que sejam independentes, possam trabalhar seu lado empreendedor e focar na qualificação profissional, para realmente ter o seu próprio negócio ou se encaixar no mercado de trabalho. Esse é o nosso objetivo”.
E se antes do Projeto Ondas Gláucia não sabia o que ia fazer e nem onde procurar novos caminhos para realizar seus sonhos, hoje sabe que é capaz de ultrapassar qualquer obstáculo.
“O Projeto Ondas significa paz, amor, sabedoria e cuidado. Nunca tinha conhecido pessoas que tivessem tanto carinho com a minha família. Eles fazem de tudo para ajudar e não é só financeiramente que tive ajuda, foi uma aula de como o psicológico de todos da família tem que ser cuidado. Só tenho gratidão por ter conhecido o Projeto Ondas e por tudo que ele me proporcionou”.
Sobre o Projeto Ondas
As atividades do projeto são realizadas no contraturno escolar e servem para, além de incentivar a prática do surfe, complementar o ensino dado nas salas de aula, com reforço em português, matemática, informática, educação ambiental, palestras sobre valores, além de assistência psicossocial e jurídica para os alunos e suas famílias.