Projeto Surfe Noturno

Arpex 24 horas

Praia do Arpoador (RJ) será primeira a receber investimentos do projeto municipal Surfe Noturno, com modernização do sistema de iluminação das praias cariocas.

0
Praia do Arpoador terá sistema de iluminação modernizado.

A praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ), será a primeira beneficiada pelo projeto municipal Surfe Noturno, que vai modernizar o sistema de iluminação nas praias cariocas permitindo que os surfistas pratiquem a atividade no período da noite.

O programa acontece em duas etapas. Na primeira, prevista para agosto, será recuperada a estrutura atual. Na segunda, que deve acontecer até o final do ano, serão instaladas lâmpadas de led. Presidente da Rioluz, Bruno Bonetti destacou os benefícios.

“O led proporciona uma iluminação direcional, mais concentrada, diferentemente das lâmpadas antigas, que dissipam a iluminação. Outra vantagem é na economia; a gente prevê uma economia de até 60% na conta de luz da prefeitura”, explica.

“Não menos importante é a questão da sustentabilidade, porque 98% dos componentes das lâmpadas de led são recicláveis, portanto não agridem o planeta, o que tem tudo a ver com a cultura do surfe”, complementa Bonetti.

O programa Surfe Noturno é uma indicação parlamentar do vereador Marcelo Arar e tem como objetivo incentivar o esporte e alavancar o turismo na cidade do Rio de Janeiro, que foi bastante afetado pelos períodos mais severos da pandemia.

“Pelo fato de o Arpoador ser cartão postal do Rio, a partir do momento que nós damos vida à noite desse espaço, não só estamos fomentando o esporte que, no Brasil, nasceu ali, mas também estamos ajudando a alavancar a retomada do turismo”, destaca.

A praia do Arpoador foi o primeiro pico do surfe no Rio de Janeiro. Ali, na década de 1950, a primeira geração de surfistas brasileiros se encontrava para dropar as famosas esquerdas, que até hoje reúnem inúmeros amantes de boas ondas.

A cerca de 1 quilômetro do Arpoador, a praia de Copacabana também vai ter o sistema de iluminação modernizado, mais precisamente na altura do posto 6. O local é considerado o principal ponto de prática de stand up paddle da cidade do Rio.

Fonte Lance