QS 3000

Havaiano e medalhista confirmados

Havaiano Jackson Dorian e inglesa Sky Brown competem no Layback Pro Praia Mole, etapa do QS em Florianópolis (SC).

0
Jackson Dorian é filho do lendário Shane Dorian.

O Billabong apresenta Layback Pro Praia Mole terá duas atrações especiais competindo em Florianópolis (SC), do dia 10 a 14 de novembro. Além de grandes estrelas do surfe brasileiro e de mais seis países da América do Sul, duas jovens promessas vão estrear em etapas do QS aqui no Brasil, o havaiano Jackson Dorian de 15 anos e a inglesa Sky Brown de 13 anos.

Jack é filho do lendário Shane Dorian e Sky ganhou medalha de bronze na final do skate com Rayssa Leal nas Olimpíadas de Tóquio, mas é surfista também. Com ela, sobe para sete o número de atletas olímpicos se apresentando na Praia Mole.

Será o primeiro evento do Circuito Mundial no Brasil após a pandemia do Covid-19, que interrompeu as competições de surfe em 2020. As inscrições para a etapa estão esgotadas, com 144 surfistas no QS 3000 masculino e 32 no QS 1000 feminino. No total, serão 176 representantes de 9 países, incluindo o Havaí de Jackson Dorian e a Inglaterra de Sky Brown. Grandes nomes do surfe brasileiro e da Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador e El Salvador vão disputar os primeiros pontos nos rankings regionais da WSL Latin America, valendo classificação para o Challenger Series de 2022.

Gerente de marketing da Billabong Brasil, Gustavo Goldman comentou sobre as duas jovens promessas da equipe da marca (Dorian e Brown). “O filho do Shane Dorian, o Jackson, é um dos principais atletas mirins da Billabong. Vai ser o primeiro QS dele e da Sky Brown também, que é uma medalhista olímpica da nossa equipe como o Italo Ferreira, mas só que no skate. Fico feliz que essa estreia acontecerá aqui no Brasil e acredito que será uma boa experiência para ele e para ela, de competirem em um evento de alto nível, com muitas estrelas do surfe participando”.

Sky Brown ganhou medalha de bronze no skate em Tóquio.

Atletas olímpicos – Com a confirmação da skatista e surfista Sky Brown, sobe para sete o número de atletas olímpicos que irão competir no evento. Quem também esteve nos Jogos de Tóquio 2020 no Japão e vai se apresentar nas ondas da Praia Mole são Silvana Lima, a peruana Daniella Rosas, a equatoriana Dominic Barona, o argentino Leandro Usuna, o peruano Miguel Tudela e o chileno Manuel Selman.

Também estão confirmados seis dos onze brasileiros que disputaram o CT esse ano, o campeão mundial Adriano de Souza, Yago Dora que é o cabeça de chave número 1, Jadson André, Miguel Pupo, Caio Ibellie Alex Ribeiro. Na lista tem cinco campeões mundiais da WSL na categoria Pro Junior, o mesmo Adriano de Souza em 2003, Caio Ibelli em 2011, Lucas Silveira em 2015, Mateus Herdy em 2018 e o atual campeão, Lucas Vicente.

A maioria dos sul-americanos que estava na Europa até a semana passada, disputando classificação para o CT 2022 nas etapas do WSL Challenger Series, vai competir na Praia Mole. Esta lista tem atletas do CT 2021, Yago Dora, Caio Ibelli e Alex Ribeiro, ex-tops da elite, como Alejo Muniz, Ian Gouveia, Jessé Mendes, Willian Cardoso, Michael Rodrigues, Wiggolly Dantas e Silvana Lima, além de João Chianca, Samuel Pupo, Thiago Camarão, Weslley Dantas, Edgard Groggia, Rafael Teixeira, Marcos Correa, Luel Felipe, Summer Macedo, os peruanos Alonso Correa, Miguel Tudela, Daniella Rosas, Sol Aguirre e a equatoriana Dominic Barona.

Yago Dora é cabeça de chave número 1.