Após longo período sem funcionar, o Espaço Cultural do Surfe, em Cabo Frio (RJ), foi oficialmente aberto na última quarta-feira (02). Localizado na Praça da Cidadania, em frente ao Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, o local foi repaginado e terá um novo formato de exposição.
O funcionamento passa a ser de quinta a domingo, das 17h às 20h.
Nos dias de funcionamento, os frequentadores poderão contar com uma visita conduzida pelo surfista Victor Ribas, que será realizada sempre às 18h. A estátua do surfista, que ficava instalada na Praça das Águas, agora ficará em frente ao Espaço Cultural do Surfe, em um jardim recém-construído pela Prefeitura.
Criado há mais de 10 anos por Telmo Moraes, o Espaço Cultural do Surfe foi o primeiro dedicado ao esporte no Brasil. É um lugar único para quem deseja conhecer a história do esporte.
A coleção abriga mais de 2.500 peças, entre itens decorativos, pranchas de surfe, bodyboard e longboard, skates, pôsteres, quadros e miniaturas, entre outros objetos.
A arrumação dos itens, em sua maioria pranchas de tipos diversos, remonta à história da prática do surfe no Brasil e no mundo, com pranchas que vão desde a década de 1950 até os dias atuais. O espaço também engloba técnicas sobre a fabricação das pranchas, entre outras informações.
Fonte Prefeitura de Cabo Frio.