O catarinense Fernando Moura, o “Fanta”, faleceu na manhã da última segunda-feira (19) na Guarda do Embaú (SC). De acordo com amigos próximos, o free surfer e ex-competidor de 36 anos teria sofrido um mal súbito em sua residência.
O Waves entrou em contato com atletas e amigos de Fanta, que confirmaram a morte. A ASPG (Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú) divulgou um comunicado sobre o falecimento durante a tarde:
“Com enorme pesar comunicamos o falecimento nesta manhã de segunda-feira, 19, do estiloso surfista, amigo, videomaker, Fernando Fanta. Incomparável em seu estilo, Fanta se junta aos amigos que nos deixaram prematuramente deste plano. Nossa família da ASPG se une aos seus familiares nesta dor. RIP FANTA!”.
Dono de um estilo único, Fernando Moura começou a carreira como competidor no final da década de 1990, sendo apontado como uma grande promessa das divisões de base no litoral catarinense.
Apelidado de “Fanta” pelo cabelo alaranjado, ele não hesitou quando surgiu a oportunidade de dedicar-se apenas ao free surf e à busca pelas ondas perfeitas. A lógica era simples, revelou em depoimento para um antigo patrocinador: “Pra que ficar se matando na marola, se posso pegar ondas de qualidade, fazer amigos e expandir os pensamentos?”, questionou.
Não demorou muito e o surfista revelou outras grandes paixões, arte e cinema, demonstrando um talento nato para a produção e edição de vídeos, que fugiam de qualquer estereótipo.
Foram dezenas de clipes lançados ao longo da carreira como free surfer, além de viagens para Califórnia – um de seus lugares preferidos –, Indonésia, África do Sul, Moçambique, Peru, Uruguai, El Salvador e tantos outros.
Nas redes sociais, diversos atletas e amigos homenagearam o free surfer, que nunca deixou de respirar o surfe e viveu de maneira autêntica nas ondas da acolhedora Guarda do Embaú.
O velório de Fanta está marcado para esta terça-feira (20), às 8 horas, no Crematório Catarinense (BR-101, Marginal km 217, nº 1674), em Palhoça (SC).
A equipe do Waves envia sinceras condolências à família e aos amigos de Fernando Moura.