Surfe Adaptado

Santos inaugura escola

Comandada por Cisco Araña, primeira escola de surfe adaptado do País será inaugurada nesta quinta-feira (2) em Santos (SP).

Experiente Cisco Araña coordenará as atividades da Escola Radical de Surf Adaptado.

Portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida vão começar 2020, literalmente, surfando uma boa onda. Nesta quinta-feira (2), às 11 horas, a Prefeitura de Santos inaugura a primeira Escola Pública de Surf Adaptado do país, instalada no Posto 3, praia do Gonzaga.

A iniciativa foi viabilizada graças à parceria da administração municipal com a Blue Med Saúde que, por intermédio da Associação Alvorecer, vai garantir a contratação dos profissionais (seis professores, um coordenador e um terapeuta) e o fornecimento de equipamentos como pranchas e uniformes.

O consagrado surfista Cisco Araña coordenará as atividades. Aos 62 anos, e com cinco décadas de convívio com o esporte, Cisco comemora mais uma vitória, que faz questão de compartilhar com professores e alunos.

“Estamos vivendo um sonho. O surfe é uma excelente ferramenta para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Possibilita o encontro, a convivência com o outro, a inclusão, o abraço. Eu aprendo muito com as pessoas com deficiência. Aprendo com a mesma intensidade com que eles sentem o prazer de estar no mar. Eles aprendem, também. Têm oportunidade de conquistar mais espaço e momentos de felicidade através de um esporte que, durante anos, foi estigmatizado. Sem felicidade não há saúde. As pessoas precisam ser abraçadas, cuidadas. Eu me tornei um ser humano melhor, passei a entender o mundo do outro”, diz Cisco.

A Escola de Surf Adaptado garantirá a ampliação do atendimento aos portadoras de deficiência. Atualmente, na Escola Radical de Surf, que funciona há quase 30 anos no Posto 2, o espaço não é exclusivo – são 500 alunos, 120 deles participantes do programa de surfe para maiores de 50 anos de idade. Aqueles que necessitam de adaptação acabam por frequentar aula apenas uma vez por mês, durante seis meses. “Agora, com um local pensado para essas pessoas, com profissionais dedicados exclusivamente, elas terão, ao menos, uma aula por semana, por um período de dez semanas. Durante o ano, a expectativa é atender 240 pessoas”, afirma Cisco Araña.

Expectativa do local é atender 240 pessoas em Santos.

A primeira turma está completa: 80 alunos iniciam as aulas em janeiro, em um programa que se estende até março. Depois, um novo grupo de 80 portadores de deficiência ou dificuldades motoras passarão pelo programa, até o início de junho. As inscrições para essa segunda turma já estão abertas.

Durante o inverno, Cisco planeja atuar com ex-surfistas que sofrem com algum tipo de problema motor ou deficiência. “Será um projeto com pessoas que já têm experiências no mar, em clima frio. Entre setembro e outubro, retomaremos as aulas com nova turma de 80 alunos.”

A Escola Pública de Surf Adaptado funcionará no Posto 3, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h. As aulas acontecem de terça a sexta, em períodos de dez semanas por turma.

Para a inscrição na turma de março, o interessado (ou seu responsáveis legal) deve comprovar residência em Santos, apresentar atestado médico de capacidade para prática esportiva, documento de identidade, foto 3×4 e autorização, quando necessário.

O diretor comercial e de marketing da Blue Med Saúde, Rogério Martins, destaca a preocupação da empresa em oferecer suporte às ações sociais, esportivas e de lazer na Baixada Santista. “Temos 94 anos de tradição na área da saúde, cuidando das pessoas. Temos muito respeito pelas políticas públicas que são desenvolvidas para apoiar quem mais precisa delas. Por isso, a Blue Med apoia projetos que garantem mais qualidade de vida e estimulam a inclusão social, como é o caso do surf adaptado.”

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (13) 3251-9838.

Serviço:

Inauguração da Escola Radical de Surf Adaptado
Dia: 02/01/2020
Horário: 11 horas
Local: Posto de Salvamento 3, avenida Presidente Wilson (na direção da Rua Marcílio Dias) – Gonzaga, Santos (SP)

Exit mobile version