As obras de revitalização do Quebra-Mar, tradicional pico de surfe de Santos (SP), começam nesta segunda-feira (6) e têm prazo de 180 dias para ficarem prontas.
Denominado Novo Quebra-Mar, o espaço contará com novas atrações e pretende ser referência no surfe e skate, além de contar com opções de entretenimento, gastronomia e contemplação.
De acordo com a prefeitura, o Novo Quebra-Mar irá requalificar a área, criando novos espaços, como pistas e quadras esportivas e com medidas oficiais, estruturas para esportes radicais, restaurante, quiosques e prédio administrativo.
O parque também ganhará uma nova entrada, repaginação do paisagismo, piso e iluminação novos. A Escola e Museu do Surfe, Torre dos Jurados e quadra de malha serão mantidos e o monumento aos imigrantes japoneses será reformulado. A escultura de Tomie Ohtake passará por manutenção.
As informações foram divulgadas pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, durante live (transmissão ao vivo) realizada na noite do último domingo (5) pelas redes sociais.
“A Prefeitura pensou muito em novas oportunidades para preparar a cidade para a retomada após a pandemia, quando tudo isso passar. Precisamos deixar o município pronto, com alternativas de lazer, e o novo Quebra-Mar será a revitalização completa do Emissário, o único parque aberto ao ar livre com cinco modalidades olímpicas. Um atrativo importante para santistas, turistas e para o esporte”, destaca o prefeito.
Com as novas intervenções, que ocuparão uma área de 29 mil m2, o parque incentivará modalidades olímpicas que estrearão nos jogos de Tóquio em 2021, como skate e surfe, que já têm forte relação com o espaço, o basquete 3×3, que ganhará uma quadra com medidas oficiais, escalada e BMX.
O parque terá uma nova entrada principal, com pórtico formado por três arcos. Os dois prédios já existentes serão mantidos e um novo imóvel de 180 metros quadrados será construído para abrigar a Guarda Municipal, vestiários, copa, administração, posto médico para o público e novos sanitários, acessíveis e para família, além de fraldário.
O projeto inclui uma via de acesso, de seis metros de largura, que será compartilhada para uso por ciclistas, praticantes de cooper e veículos oficiais, destinados a abastecimento dos quiosques e restaurante ou a serviço de eventos.
Fonte Diário do Litoral