Durante a etapa do Championship Tour em Saquarema, o Instituto Guardiãs do Mar e Águas, em parceira com a WSL, promoveu ativações de conscientização ecológica e sustentável, com união de atletas e grandes nomes do surfe na limpeza de praia.
Foram recolhidos muitos pedaços de vidros, redes, tijolos, embalagens plásticas e os participantes deram depoimentos sobre o material coletados e a importância da educação e da família para melhoria do convívio e respeito com a natureza.
Para educar e discutir sobre como sustentabilidade pode ser aplicada no surfe, a fundadora do IGDM Patricia Almeida e o shaper Neco Carbone promoveram palestras, bate-papos sobre Eco Inovação e Sustentabilidade, com foco na conscientização e preservação natural do meio ambiente.
A palestra contou com a presença de grandes nomes do esporte como a campeã brasileira de SUP Aline Adisaka, as surfistas Silvana Lima e Claudinha Gonçalves e o modelo, surfista e empreendedor Paulo Zulu.
Já na ação de coleta de microlixos na praia de Saquarema, o IGDM contou com o apoio dos surfistas e amigos engajados na causa ambiental: Thyola da Lightning Bolt, a campeã mundial de longboard Chloé Calmon e Ayllar Cinti, Claudinha Gonçalves, o longboarder Patrick Ribeiro, dentre outros.
O material coletado foi designado para reciclagem e também será pauta de análise para avaliar como eles podem ser transformados em acessórios e pranchas de surfe pelo Instituto GDM que já trabalha na produção de produtos eco inovadores e sustentáveis em seu portfólio.
Além disso, Claudinha Gonçalves foi eleita pela fundadora do Instituto GDM, como surfista exemplo e legado, que fez questão de presentear a ONG Esporte e Vida, convidada por Patricia Almeida a assistir a palestra e conhecer de perto aos atletas em Saquarema, além de levar a prancha autografada pela amiga e atleta para incentivar novas gerações.