A fase emergencial, que prevê regras mais rígidas do que a fase vermelha da quarentena, entra em vigor nesta segunda-feira (15) em todo o estado de São Paulo e deve permanecer até o dia 30 de março.
Pela nova regra, ficam suspensos uso de praias e parques. De acordo com o governo, a expectativa é de elevar o índice de isolamento social para mais de 50%, com a remoção temporária de 4 milhões de pessoas de circulação nas cidades.
Em Ubatuba e São Sebastião, as prefeituras determinaram a proibição do acesso às praias, mas a prática de esportes individuais, como o surfe, está liberada.
Segundo Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, a cidade atingiu 100% de ocupação nos leitos de UTI no último domingo (14) e novos pacientes terão que ser transferidos a outros hospitais da região.
Tanto Felipe Augusto, como a prefeita de Ubatuba, Flavia Pascoal, fizeram recentemente um apelo para que turistas evitem visitar as cidades durante este período.
Já em cidades como Santos, São Vicente, Bertioga e Guarujá, as prefeituras vão impedir a circulação de pessoas na faixa de areia e também no mar.
Ou seja, atividades físicas e a prática de esportes individuais como o surfe também estão suspensas até o dia 30 de março.
Em nota oficial, o governo de São Paulo reforçou a importância sobre as medidas de distanciamento pessoal, uso de máscaras e higiene das mãos. O estado vive o seu pior momento nesta pandemia.