Boqueirão

Surfistas pedem liberação

Cerca de 60 surfistas reúnem-se na orla do Boqueirão, Praia Grande (SP), para pedir a liberação do esporte.

0
Pedido é para que o surfe volte a ser permitido na Praia Grande pelo menos em horário controlado.Bruno Moura / A Tribuna
Pedido é para que o surfe volte a ser permitido na Praia Grande pelo menos em horário controlado.

Um grupo de surfistas reuniu-se na manhã do último sábado (27) na orla do Boqueirão, Praia Grande (SP), para pedir a liberação do esporte durante a fase emergencial do Plano São Paulo, que busca frear a contaminação da Covid-19 na região.

Segundo os manifestantes, o pedido é para que o esporte seja permitido pelo menos em horário controlado. Desde a última terça-feira (23), as cidades da Baixada Santista estão em “lockdown” e todas as praias estão fechadas, tanto para os banhistas quanto para os esportistas.

“A princípio os surfistas queriam ir até a faixa de areia fazer uma roda e uma oração para todas as vítimas, mas a GCM (Guarda Civil Municipal) não autorizou”, explica o surfista e fotógrafo de Praia Grande, Bruno Moura, que registrou momentos da manifestação para o jornal A Tribuna.

Bruno ressaltou que todos levaram suas pranchas, mantiveram distanciamento social e usaram máscaras de proteção facial. Ainda segundo o fotógrafo, não houve qualquer conflito: “Foi um protesto pacífico”.

“Além do bem-estar que causa, já que ajuda na saúde das pessoas. Foi comentado também da parte mental, pois é uma forma que as pessoas tem de desestressar e se desligar de tudo que está acontecendo”, destaca Bruno.

Os manifestantes deixaram o local cerca de 40 minutos após o início do protesto.
Em nota oficial, a Prefeitura solicitou apoio e a colaboração da população “em uma fase
delicada e importante de enfrentamento da pandemia.”

Fonte A Tribuna