Os trabalhos de sensibilização e conscientização socioambiental promovidos pelo Circuito Surf Talentos Oceano foram iniciados na última sexta-feira (21), quando o Projeto Keep The Ocean Blue visitou uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Euclides Emídio da Silva, Itapoá (SC), passando suas mensagens para a preservação dos oceanos.
O programa é liderado pelo Fotógrafo Marcio David, que leva os atletas da Oceano Surfwear para conversar com as crianças locais. Estes atletas são formadores de opinião e sensibilizam as crianças frente aos aspectos socioambientais do planeta, principalmente relacionado ao lixo nos oceanos.
Espaço Consciência
‘Espaço Consciência’ é o nome dado ao espaço oferecido para a exposição de pautas socioambientais relacionadas ao evento ou à associação de surfe local. Durante esta etapa o espaço foi ativado no sábado (dia 22), com a presença do Projeto Keep The Ocean Blue; da ONG Eco Local Brasil; do Instituto Sea Shepherd; do Projeto Remar, Limpar e Educar e; da Associação de Proteção da Reserva do Mangue (APREMAI).
A organização do evento ainda doou 16 mudas de árvores nativas para a APREMAI, que irá preparar uma ação de plantio em áreas naturais de Itapoá, em parceria com alguma das escolas do município, aproveitando a ação para sensibilizar e conscientizar estas crianças. Estas mudas estão relacionadas à compensação dos Gases de Efeito Estufa e ao Selo Ambiental conquistado pelo Circuito (Selo CarbonOk).
Plano de gestão socioambiental
O Circuito Surf Talentos Oceano possui um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) desde 2017, que minimiza/compensa os impactos negativos e potencializa/fortalece os impactos positivos por meio de um Plano de Gestão Ambiental (PGA) elaborado de forma personalizada para cada etapa.
Todo este trabalho é desenvolvido por profissional tecnicamente e legalmente habilitado. Este PGA conta com diversos Programas Ambientais, abrangendo gestão de resíduos, proteção de ambientes frágeis, mobilidade urbana, educação ambiental, engajamento social (entre sociedade e instituições) e neutralização de gases de efeito estufa (GEE).
Na manhã de sábado estas instituições realizaram uma ação de limpeza de praia, envolvendo o público presente no evento. A ação foi intitulada “Pague Seu Ingresso”, nome dado pelo Projeto Keep The Ocean Blue para estas ações de limpeza de praia voluntárias.
Segundo Filipe Oliveira, da ONG Eco Local Brasil, o nome ‘Pague Seu Ingresso’ está relacionado ao fato de praia não cobrar entrada das pessoas. “Nada mais justo do que ajudarmos ela a se manter limpa com a retirada de alguns resíduos da sua areia ou da sua restinga”.