Ver essa foto no Instagram
Um mergulhador compartilhou um achado bizarro enquanto explorava o oceano próximo à costa da Califórnia. Em uma publicação no Instagram, Andy Cracchiolo mostrou a criatura com o corpo transparente, que ele chamou de “achado único”.
No vídeo, é possível ver um animal translúcido com uma parte do corpo avermelhada. Enquanto nada, ele mantém a boca aberta, provavelmente em busca de comida.
Após a publicação, muitos especularam que animal exatamente seria esse, e as respostas não demoraram a chegar.
Alguns confundiram a criatura com uma água-viva, mas trata-se de um tétis, a maior espécie conhecida de salpa, segundo Moira Decima, professora assistente do Instituto de Oceanografia Scripps.
Esse animal bastante esquisito é descrito como um “aspirador de pó” dos oceanos, e filtra o mar enquanto devora plânctons e até bactérias.
O tétis é também um modelo de eficiência: o mesmo sistema que usa para filtrar e comer seres minúsculos também o impulsiona pelos mares.
“Assim, eles podem coar grandes volumes de água e remover muitas partículas. É por isso que podemos nos referir a eles como o ‘aspirador de pó oceânico'”, revela a professora Moira, em entrevista à agência de conteúdo Pen News.
A especialista explica ainda que a porção vermelha dentro do corpo transparente é o sistema digestivo do animal. “O núcleo vermelho que você vê na imagem inclui o intestino e os órgãos digestivos”, descreve a estudiosa.
Moira ainda guarda mais uma surpresa sobre o tétis: eles são mais próximos de humanos que as águas-vivas, por estarem no mesmo filo que nós, o Chordata, que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados.
Como são animais nutritivos, ela ressalta, talvez possam virar um prato apreciado por humanos — peixes e pássaros já o devoram com gosto, embora o aspecto transparente dificulte o trabalho de predação.
Fonte R7