A terceira edição do Tunel Crew Shootout foi sucesso no mar e também nas areias. O festival de tubos que rola desde 2018 em Niterói (RJ) aconteceu num clássico dia de inverno de Itacoatiara com sol, praia cheia e as condições do mar mudando bastante. O evento mescla surfe, música e arte. Traz sempre o desafio de surfistas profissionais e amadores locais, que se jogam nos tubos pesados da praia.
O evento deste ano foi dedicado à memória do nosso amigo Mano Ziul, que nos deixou em junho de 2022. Ele foi um grande incentivador do nosso evento desde o princípio. Hoje ele nos acompanha lá de cima. Fica aqui nosso eterno sentimento e agradecimento a ele e a toda a família.
O foco do festival são os tubos e a constante mudança de direção do vento, tornou algumas baterias mais desafiadoras, mas em todas pudemos ver tubos e vacas que levantaram o público.
Os locais de Itacoatiara conhecem bem os túneis de casa, e por isso sempre avançam bastante na competição. O melhor local este ano foi premiado com uma prancha Ricardo Martins.
Dentre os destaques locais deste ano tivemos o Luca Nolasco, Daniel Rodrigues, Angelo Bittar e Caio Knappi, finalista que levou a RM. Durante o intervalo da final rolou uma Expression Session oferecida pela Maré Softboards, que cedeu oito softboards para os competidores que ficaram pelas quartas de final.
O campeão era quase premeditado, Kalani Lattanzi é mestre no surfe com softboards e domina muito esse tipo de prancha. O prêmio de maior vaca do campeonato também saiu da Expression Session, com uma sinistra do surfista carioca Tiago Arraes.
Após a interrupção de dois anos pela pandemia, o evento contou com uma transmissão ao vivo em que quase 8 mil pessoas assistiram através das diferentes plataformas, uma bolsa de premiação para os finalistas de R$ 20 mil em dinheiro e prêmios.
Ao fim das quartas de final, o vento voltou a soprar terral oferecendo muitas chances pra galera sair dos tubos. O prêmio de melhor tubo veio na final, com uma onda clássica para Raoni Monteiro, que fez a praia vibrar.
O resultado da final teve o Caio Knappi, único finalista de Niterói, em quarto lugar, que levou para casa 500 reais e prêmios. O casca grossa Gabriel Sodré levou mil e quinhentos e prêmios. E a grande disputa pelo primeiro lugar ficou entre Marcelo Trekinho e Raoni Monteiro, mas o dia era, mais uma vez, do Raoni. Perto do finalzinho o local de Saquarema fez jus a sua estrela e mais uma vez levou pra casa o título de Tunel Hero, cinco mil reais e prêmios, enquanto o Marcelo Trekinho levou dois mil e prêmios.
O Tunel Crew Shootout Itacoatiara 2022 teve patrocínio da Cerveja Praya. Co-patrocínio da Monster Energy, Maré e Blue Man. Apoio do Laboratório Bittar, Oh! Óculos, RM Surf designs, Predialnet, Agência Bullet, E.Vianna Personal, Itaipu surf hoe, Puro suco, RESEX, PESET, Secretaria de Esportes e Lazer e Associação de Surf de Niterói.