Com um caso suspeito de coronavírus e a proibição da entrada de visitantes a partir deste sábado (21), centenas de turistas começaram a deixar o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) nesta sexta-feira (20). A previsão é que 837 pessoas saiam de Noronha nesta sexta e os voos têm chegados vazios à ilha para dar conta da demanda.
O ICMBio, que fiscaliza e monitora as unidades de conservação do Brasil, já havia anunciado nesta semana a proibição da visita em todos os parques nacionais do país, incluindo o de Fernando de Noronha, por pelo menos sete dias.
Segundo matéria do Portal G1, as pousadas já fecharam e os pequenos empresários estão com receio das dificuldades que vão enfrentar.
“A minha pousada tem nove quartos, 21 leitos. A gente torce para que essa situação passe logo, não temos capital para esse período. Estamos negociando com os fornecedores para prorrogar os pagamentos”, disse a dona de pousada Líbia Guedes, que tem sete funcionários e demitiu três até o momento.
Em contrapartida, empresas de Noronha já estão fazendo campanhas com a hashtag #naocanceleremarque, a fim de ajudar os que trabalham com turismo na ilha e em todo o Brasil quando a pandemia de coronavírus chegar ao fim.
Fontes: G1 e UOL